sábado, janeiro 02, 2016

Aquecimento global??? Alsácia pode não produzir o Vin de Glace este ano.




A temperatura amena dos meses de novembro e dezembro de 2015, deram um claro sinal de que pode não ter os maravilhosos vinhos doces : vin de glace (vinho do gelo) este ano na Alsácia.
O vin de glace é um vinho elaborado com uvas que congelam naturalmente no pé, a temperaturas que variam entre -7 e -8 graus Celsius.
Como a água das uvas está congelada, o suco fica extremamente concentrado e podendo se transformar em vinhos doces excepcionais.



O vinho do gelo da Alsácia, é elaborado tradicionalmente com a Gewurztraminer (também se faz com a riesling), que é mais doce e resiste a esse congelamento brutal e também quando transformada em vinho, é a que reúne condições mais favoráveis para um longo envelhecimento em garrafa.
O Vin de Glace alsaciano, é uma raridade (cara) produzida por cerca de 10 produtores e muitas vezes é chamado também pelo nome: vin de neige (vinho da neve) e não possuem nenhum rótulo especial, ao contrário do que acontece com os vinhos de uvas congeladas do Canadá (Icewine), da Alemanha (Eiswein), ou Áustria.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...