sábado, janeiro 01, 2011

Negativo! Poucos Catarinenses conhecem seus melhores vinhos


Não encontrei em Santa Catarina um dos grandes vinhos produzidos na Serra.
Quando falava com algum dono de restaurante ou dono de loja, a surpresa era ainda maior. É mais fácil encontrar os vinhos aqui em São Paulo do que no estado onde são produzidos. Mesmo entre os vinhos de garrafão, a preferência é pelos vinhos gaúchos. Entre os consumidores mais habituais, qualquer argentino ou chileno ganha a briga diante dos brasileiros. De longe!
Vinhos desequilibrados e elaborados como Coca-Cola são apreciados e elogiados por serem feitos em países vizinhos. Até os espumantes são comprados, mas com a desculpa: Vai um nacional mesmo!!!
Precisamos informar que os nossos espumantes estão entre os melhores do mundo. O estado de Santa Catarina deve se orgulhar dos seus vinhos, o Rio Grande do Sul também, assim como todos nós brasileiros.
Grandes vinhos são grandes vinhos não importa o país, vinhos com a característica de cada terroir e cada região devem ser valorizados, mas vinhos ruins levarem vantagem na nossa casa, pelo nosso próprio desconhecimento, isso não!!!

Domaine Loire - França



Ainda em busca do vinho catarinense, acabei pedindo o Viña Carmen Chardonnay


Não foi dessa vez. Tentei em um restaurante italiano, olhei a carta e nada de Santa Catarina. No máximo, algo do Rio Grande do Sul. Pedi o Carmen Chardonnay 2009.
A tampa é screw caps (nada contra).
O vinho é produzido no Vale Central (Maipo, Cachapoal, Colchagua, Curicó e Maule) e tem 14% de álcool.
Uma parte do vinho passou 4 meses em barricas.
No nariz abacaxi, frutas cítricas, flores, pinho e tostado.
Na boca tem bom equilíbrio, boa acidez e bom corpo.
Notas de abacaxi no retrogosto.
Excelente final e boa acidez.
Estou perdendo as esperanças. Acho que não vou encontrar um vinho catarinense!!!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...