sexta-feira, maio 29, 2015

Lançamento e homenagem ao Sommelier Por : Bruno Airaghi


Como parte de um projeto mais amplo , Jose Carlos Santanita ( um dos melhores sommelier da Europa lança mais uma edição do Scancio  no Brasil, linha que leva o nome em latin de sommelier e que em português castiço diz-se escanção.
A 1ª edição foi ao redor de 4 anos atrás , sendo composta por 2 vinhos tintos com o endosso de Antonio Saramago. 
Na versão atual o rotulo leva a assinatura de 3 intrépidos:
J.Santanita, J.Neiva, Flavio Almeida da Silva .
O enólogo Luis Gouveia veio direto de Portugal, Óbidos, para apoiar a divulgação desta nova edição de 3 vinhos : 1 Branco , 1 Tinto e um Private Selection  tinto.
Os vinhos tem origem em Alenquer , na Quinta Porto Franco , único na região com Alvarinho , além da Bacalhoa.
Região de Lisboa , 18 km. da costa com bons ventos e umidade .
A produção é pequena desta casta , diferente de uma Touriga , uva símbolo de Portugal , que se espalha em quase todos os vinhedos.
O vinho branco , de tom versátil , amigável é um corte de Alvarinho com Chardonnay.Algo inusitado , porém o conjunto revela : elegância , toque floral da Alvarinho, ficando o Chardonnay como a base para o vinho dando corpo. Tem –se um toque de agulha e um aroma de Chardonnay . Ano 2014. 
Harmoniza bem com ostras, Sachimi , pescados...Portanto um vinho diferente, elegante e também potente e gastronômico. Preço:R$55,00.
O tinto reserva 2013 é um corte Touriga Nac. e Syrah, vinho ainda jovem , cor exuberante /muita extração , bem equilibrado, fruta vermelha . 
Um vinho com personalidade e elegância bem agradável.9 meses de barrica francesa com um valor razoável de R$ 65,00.
O personagem esperado da noite é Private Selection Scancio , Vinhas Velhas 2011.De castas variadas, traz complexidade, riqueza de aromas e sabor com boa potencia.
Muito elegante no boca, acidez muito boa, especiarias e longo no paladar. Para o Brasil foram destinadas somente 500 garrafas com o preço de $450,00 reais.
O projeto reserva outros lances para um futuro breve, conforme o idealizador :
Azeite Scancio (Portugal)
Scancio Collection  : Toscana , Bordeaux, Ribeira del Duero,Mosel.
Informações :

Wine Senses
11 32536693 / 32536692.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...