terça-feira, abril 30, 2013

Clip com imagens do Encontro de Vinhos Off - São Paulo - 23/04/2013

Tudo sobre as regiões francesas - Alsace - Parte 45 - Sub-Região Haut Rhin - Alsace Grand Cru Sommerberg




Os vinhedos do Grand Cru d'Alsace Sommerberg ficam nas comunas de  Niedermorschwihr e Katzenthal no departamento do Haut-Rhin, a 7 quilômetros de Colmar, nas estrada que leva para a estação climática de  Trois-Epis. 
Os 28,36 hectares estão plantados em altitudes que variam entre 270 e 407 metros, em encostas muito íngremes com exposição sudeste e sudoeste.
As variedades principais são: Riesling (13 hectares) e Pinot Gris (2 hectares).
Os solos são de substrato granítico em decomposição rico em elementos minerais.
Os Rieslings de Sommerberg são muito típicos, com muita personalidade, vivacidade e a necessidade de envelhecer pelo menos 3 anos para começar mostrar todas as qualidades.

O Vinho e a Pintura - Daniel Frickmann retratando com vinho sobre papel, a produção dos vinhos do Domínio Vicari

O próprio Daniel me explicou o projeto:
"Segue aqui as ilustrações em ordem numerada das sequências do processo de produção do vinho Domínio Vicari safra 2008. Somos um grupo de cinco estudantes de design da PUC-Rio (Daniel Frickmann, Francisca Caldas, Fernanda Guizan, Gabriel Rocha e Nina Vieira) e estamos desenvolvendo um projeto sobre vinhos de autor, mas especificamente com a Lizete Vicari. Nossa intenção é criar um sistema que envolve uma plataforma virtual e uma impressa. A impressa vai conter um resumo das histórias e do modo de fazer da Lizete e vai propor que o consumidor produza uma mandala baseada nas suas impressões sobre o vinho. Este impresso viria acoplado de alguma forma à garrafa. A plataforma virtual vai conter um banco de dados vivo destas mandalas além de reunir mais informações sobre as histórias e o modo de fazer da Lizete."

Todas as fases da produção estão retratadas com vinho sobre papel, Veja:












































Aproveito para repetir a publicação do vídeo com a entrevista que fiz com a Lizete Vicari este ano:



Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...