sexta-feira, julho 31, 2009

Vinhos Sem Agrotóxicos No Brasil. Mais uma de Mário Geisse!

Esta tabela só não assusta tanto, pois sabemos que os produtores concientes (e são a maioria)cada dia usam menos produtos químicos nas vinhas. A tabela compara as vinhas com (da esquerda para direita) cereais, milho, grãos oleaginosos, batatas, beterrabas para produção de açucar, cítricos, uvas e outras árvores frutíferas. O lilás representa os fungicidas, o verde herbicidas, o vermelho inseticidas e o branco enxôfre. No Brasil a humidade na época da safra no sul do país exige muitos cuidados dos viticultores. Agora recebo a notícia do Pilot da Cave Amadeu, que a partir da safra 2008 nenhum agrotóxico será utilizado. Ótima noticia, quie vem amparada de um trator que joga gás liquefeito que esquenta o ar a 150 graus e lança nas vinhas a uma velocidade de 200 kmh. Os insetos não suportam a temperatura e ficam longe da plantação. A tecnologia já é usada no Chile e foi descoberta pelo chileno Florêncio Lazo. Mais uma vez Mário Geisse sai na frente.

Espanha Melhora Ainda Mais Segundo a Wine Advocate de Robert Parker!

O número 183 da The Wine Advocate, Jay Miller fez sua revisão dos vinhos espanhóis, no artigo: ‘Spain 2009 – An Abundance of Riches’ (Espanha 2009 – Abundancia de Riqueza). Os 654 vinhos escolhidos ficaram com notas acima de 85 ‘Pontos Parker’, mas cerca de 500 tiveram 90 pontos ou mais. 41 ficaram entre 95 e 99 pontos. Os principais foram:‘Pingus 2006’ (99 puntos), ‘Vega Sicilia Único Reserva Especial’ (98), ‘El Pecado 2007’ (98), ‘Viña El Pisón 2007’ (98), ‘A Trabe Tinto 2006’ (97), ‘El Nido 2006’ (97), ‘Doix Costers de Vinyes Velles 2006’ (97), ‘Malleolus de Sancho Martín 2006’ (97), ‘Pesus 2005’ (97) y ‘Clos Erasmus 2006’ (97). Talvez por questões de descendência (e eu acho que é isso mesmo) vinhos portugueses e italianos lideram as vendas entre os vinhos europeus no Brasil. Que continuem vendendo bastante, mas que os espanhóis e franceses dividam melhor a preferência e os consumidores sairão ganhando bastante. No mundo do vinho não pode existir prefiro vinho deste ou daquele país. Todos os países produtores são capazes de elaborar grandes vinhos e infelizmente também vinhos ruins.

Sylvaner - Características Olfativas

A SYLVANER da Alsácia, é pouco aromática, mas tem uma acidez que dá frescor e vinhos muito bons, inclusive para cortes com uvas pouco ácidas. Notas florais, principalmente acácia, toques vegetais de feno e grama cortada e casca de limão, maçã verde e avelã. Quando as vinhas envelhecem os vinhos ficam mais complexos e aromas de frutas secas, geleia de frutas e marmelo também são notados.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...