sábado, abril 28, 2012

O Brasil já recebe queixas de exportadores na Organização Mundial do Comércio. Deu no caderno de Economia e Nogócios do Estadão.

Se tem uma briga que nenhum país quer é com a Organização Mundial do Comércio.
Desde que essa discussão começou eu imaginava que isso fosse acontecer e que esse era um vespeiro onde não se mexe nem com roupa apropriada.
Não acredito que essa ideia de salvaguarda seja aprovada, mesmo com o argumento de alguns de que o governo estaria empenhado na missão.
Acontece que os anos de ditadura deixaram uma marca nas pessoas que pensam que o governo pode tudo.
O governo não pode tudo.
O estudo técnico é que resolve se essa tão falada crise é grave ou não. As salvaguardas só são aceitas pela OMC em casos extremos de falência de um setor.
Não depende de presidente e não é o presidente que decide.
Se um dia (Deus nos livre) voltarmos a ditadura, aí sim, teremos alguém mandando prender e soltar, mas estamos longe disso.
Conversei com um importador esses dias e ele me disse que havia tomado uma só atitude, a mais direta e eficaz: Expliquei o caso para as Embaixadas dos países que importo...
Países como Chile, Estados Unidos, Nova Zelândia e África do Sul levaram suas queixas às reuniões da Organização Mundial do Comércio.
Por enquanto nenhum risco, mas caso essa loucura seja feita (as salvaguardas) o Brasil será punido com a mesma moeda e com o produto que o país afetado escolher. Imagina os Estados Unidos taxando o suco de laranja brasileiro?
É pequeno esse vespeiro?

Leia no Estadão On line: http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,produtores-globais-de-vinho-se-unem-para-questionar-protecionismo-do-brasil,110691,0.htm?reload=y

Lançamento de Ouro da Domno no Encontro de Vinhos Off

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...