quarta-feira, fevereiro 17, 2016

O Queijo e a história - A provável origem - Por: José Augusto Duarte





A história do queijo se perde no tempo, estudos apontam para 12000 anos AC, no período Paleolítico Superior e a lenda atribui a um dos filhos de Apolo, Aristeu, Rei da Arcádia.
A origem do nome vem do latim Caseus, a moderna palavra queijo se atribui ao espanhol Queso, a história desse alimento é controversa e não se pode afirmar sua origem.
O primeiro queijo pode ter sido feito pelo povo túrquicos nômades, que tinham por habito usar peles de animais e os órgãos internos inflados como recipientes  para armazenar uma grande variedade de alimentos e provavelmente o processo de fabricar queijo tenha sido acidental, ao estocar leite em um recipiente feito do estomago de um animal, ocorreu o processo de   transformação do leite em coalhada e soro, acelerado pela quimosina do estomago animal.
Mas mesmo sem saber ao certo qual sua origem, esse alimento é consumido em grandes quantidades em todo o mundo.
Considerado o maior produto agrícola do mundo pela ONU, o Brasil é o oitavo produtor, a França o maior exportador e a Grécia maior consumidora per capita.


O Vinho e a Pintura - Veronica Holland - 5


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...