sexta-feira, agosto 14, 2009

O Dia Em Que o Terceiro Melhor Vinho do Mundo Visitou a Minha Taça!


Nem bem entrei na sala do Consulado de Portugal em São Paulo, dei de cara com os copos da vertical do Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas. Os vinhos de 2001 a 2007 estavam lá e eu fiz um esforço enorme para esquecer que o 2005 foi considerado pela Wine Spectator o terceiro melhor do mundo em 2008. Foi a primeira e única vez que um vinho de Portugal atingiu tal colocação.
O vinho tem uma cor rubi concentrada, límpido. No nariz frutas silvestres, alcaçuz, violeta, tabaco e especiarias. Na boca é macio, elegante, frutado, com notas de chocolate e capacidade para envelhecer muitos anos evoluindo pelo menos pelos próximos 10. Amanhã volto a falar sobre a vertical histórica. Só para se ter uma ideia, o 2004 me pareceu ainda melhor!

Cuide da Temperatura Dos Vinhos, Na Taça e Na Adega!

A temperatura é sem dúvida o fator mais importante na conservação do vinho. Na Europa é costume deixar as adegas com a temperatura em torno de 12 a 15 graus. No Brasil normalmente costuma-se optar entre os 14 e 17 graus. A diferença aí é que algumas adegas não possuem diferenças de temperatura para brancos e tintos, como hoje os brancos são ainda mais respeitados na Europa que no Brasil, muitas adegas guardam uma quantidade menor de tintos. Além da temperatura os raios solares também estragam o vinho. Uma coisa que parece exagero é o local onde os vinhos ficam armazenados. Não deve ter odores exagerados, pois as rolhas absorvem os odores facilmente. A humidade deve ficar entre os 70 e 80%. As adegas climatizadas já estão bem distribuídas pelo comércio e existem várias opções de tamanhos, preços e qualidades. Quem prefere comprar poucas quantidades e vinhos para o dia a dia, não precisa ter essa preocupação. Apenas fique atento na hora de servir, se o vinho está na temperatura certa. Grandes vinhos precisam da adega climatizada, é um desperdício beber um vinho de guarda antes do tempo e também deixá-lo exposto ao clima e suas variações de temperatura. Normalmente quando compramos estes vinhos especiais eles estão jovens e necessitam de um tempo na garrafa para atingir a maturidade ideal. É bastante interessante também quando compramos algumas garrafas do mesmo vinho e acompanhamos o envelhecimento tomando uma garrafa por ano.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...