segunda-feira, outubro 07, 2013

Alunos da Unicamp invadiram a sala da reitoria e encontraram garrafas de vinho importado



Alunos invadiram a sala da reitoria, na última quinta-feira, em Campinas, para pedir a saída da Polícia Militar do Campus e se surpreenderam com a "Adega do Senhor Reitor".
Garrafas de vinho importado estavam na sala do reitor José Tadeu Jorge.
O regimento interno da Universidade proíbe o consumo de bebidas alcoólicas nas suas dependências do campus, mas a assessoria da Unicamp disse, em nota, que as garrafas foram adquiridas por funcionários que organizam um jantar de confraternização no final do ano, num buffet fora da universidade. "As garrafas seriam transportadas para o local do evento nos próximos dias, mas, em razão da invasão da reitoria, não foi possível levá-las para o local onde ocorrerá a jantar", diz a nota.
Eram vinhos franceses baratos. O Coeur du Mediterranée custa cerca de 50 reais, portanto, na minha opinião, a festa de confraternização é uma boa justificativa.

Difícil é entender o motivo dos alunos não quererem a polícia, que é paga para nos defender, dentro das dependências da universidade.

Lembranças do Languedoc-Roussillon

Em meio ao Festival Sud de France em São Paulo, resolvi publicar até o dia 13, os vídeos que fiz em 2012 na região.
O Langeudoc-Roussillon é um lugar mágico, com produtores fantásticos e um mar de variedades diferentes e vinhos únicos.
Para quem deseja conhecer os vinhos da bela região do Languedoc-Roussillon e a maravilhosa culinária francesa, não pode perder o Festival  Sud de France, que acontece até 13 de outubro, em diversos restaurantes e lojas de vinhos de São Paulo.
https://www.facebook.com/festivalsudfrancesao

Hoje mostro o primeiro e segundo episódios da série "Um mergulho no Languedoc-Roussillon":





Os 4 Estágios dos Vinhos de agricultura "Biô"


1) Agricultura Racional: Nesse primeiro estágio, todos os produtos químicos são banidos até o limite máximo. Se, extremamente necessário, os químicos serão utilizados até um certo limite. Leva-se em conta que alguns lugares não permitem uma cultura 100% natural, por problemas climáticos ou mesmo da terra. Normalmente se faz o possível para que a agricultura seja 100% natural, mas no caso de possível perda de colheita as atitudes são tomadas com responsabilidade. 

2) Cultura Biológica ou Orgânica: É a mais enquadrada em termos de legislação, utiliza os princípios de que a natureza cria as doenças e os remédios. E os vinhedos não recebem produtos químicos em hipótese alguma, até a grama pode crescer ao lado da vinha sem nenhum problema. 

3) Biodinâmica: Para muitos está na fronteira entre o misticismo e a agricultura, A biodinâmica nasceu nos estudos do austríaco Rudolf Steiner nos anos 20. A terra está ligada aos outros elementos da natureza, o fogo, a água e o ar. O trabalho no vinhedo é feito seguindo ciclos lunares, adubos orgânicos e todo o meio ambiente em volta é rigorosamente tratado para que o ecossistema esteja em harmonia. As vinhas são vistas realmente como um organismo vivo. Nem é preciso dizer que nenhum produto químico passa perto dos vinhedos.

4) Vinho Natural: igual a Cultura Biológica ou orgânica, mas diferente por não usar sulfito para conservar os vinhos. 

Os aromas característicos de algumas variedades: Cabernet Sauvignon



A CABERNET SAUVIGNON é a variedade mais plantada do planeta. Por ser resistente, ter bom rendimento e, principalmente, por poder se transformar em grandes vinhos.
É a grande uva de Bordeaux, ao lado da Merlot e a Cabernet Franc.
Lá a Cabernet Sauvignon dá elegância e corpo aos vinhos.
Vamos aos aromas mais característicos: cassis, mirtilo, framboesa, pimentão verde e pinho.
Os que passam mais tempo em madeira: baunilha, canela, defumado, café e chocolate.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...