segunda-feira, outubro 26, 2009

Chaves Oliveira E O Chef Carlos Ribeiro Em Harmonia!

No sábado o chef Carlos Ribeiro elaborou pratos espanhóis para harmonizar com os vinhos que a Chaves Oliveira trouxe do velho mundo. Os vinhos boutique produzidos em Mendoza agora dividem espaço com estes europeus bons de prato. Não, não troquei taça por prato, o que quis dizer é que são vinhos perfeitos para a gastronômia. Tanto que a harmonização fugiu do tradicional. Logo de cara, as tortillas de batatas e açafrão que não são nada fáceis de harmonizar com vinhos vieram acompanhadas do tinto El Corazón Syrah 2009, ainda muito jovem, fechado, mas com qualidades muito claras. Os taninos estão bastante presentes, mas são finos, bem trabalhados e com tempo no copo os aromas de amora e groselha apareceram com classe. O Gazpacho Andaluz veio com outro tinto, o Abies Tempranillo 2008, um vinho muito agradável, poderia acompanhar qualquer prato. Feito para a mesa! A harmonização voltou ao usual com a maravilhosa Fideuà do premiado chef e mestre Carlos Ribeiro. Um branco elaborado com a variedade Airén que combinou com perfeição. Boa acidez, corpo médio, aromas e damasco e abacaxi. Na sobremesa uma torta de Santiago acompanhada de um grande vinho. O Trio tem complexidade, corpo e nota 92 de Robert Parker. Um trio de Syrah, Tempranbillo e Cabernet Sauvignon. Notas de madeira, café, chocolate, defumado, especiarias e frutas negras. O Chef Carlos Ribero faz e ensina suas maravilhas na Rua Hadock Lobo, 955 - fone 30635374 O site da Chaves Oliveira é www.chavesoliveira.com.br Quem tiver pressa em provar pode fazer isso no Encontro Papodevinho.

Serão Certamente Mais de 100 Vinhos No Encontro Papodevinho!

O apoio dos importadores fez que eu mudasse o primeiro Flyer de 50 para 80 vinhos. Ainda bem que escrevi mais de 80, o que não deixa de ser verdade. Fiz as contas com a lista de vinhos enviada pela maioria das importadoras e cheguei a 107 rótulos de vinhos para degustação. 3 importadores e um produtor, não me enviaram a lista, o que me faz pensar em cerca de 130 rótulos, por baixo. Um sucesso com os importadores. Agora só falta você!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...