sábado, fevereiro 21, 2009

O Languedoc-Roussillon se Atira Nos Vinhos Biô - Deu no Humanité

O Jornal Humanité publicou ontem um artigo sobre os vinhos Biô, que para os franceses engloba todos os vinhos produzidos sem utilização de pesticidas, herbicidas e agrotóxicos em geral. Tudo começou no ano passado, depois que um grupo publicou os resultados de um estudo que analisou a quantidade de pesticidas em vinhos da França, Alemanha, Áustria, Itália, Portugal, África do Sul, Chile e Austrália. Das 40 garrafas analisadas, 34 vinham de vinhedos convencionais e 6 de vinhedos biológicos. Todos os vinhos convencionais continham 4 tipos de pesticidas diferentes em quantidades variadas. Todos em quantidades maiores que as admitidas na água potável, por exemplo. Apenas uma amostra dos 6 vinhos de agricultura biológica continha traços de pesticidas. É bom lembrar que as quantidades encontradas nos vinhos convencionais são também encontradas em frutas e legumes convencionais. Nesse caso, se voce compra frutas e verduras orgânicas, passe a comprar o vinho também. Caso contrário não vale a pena.
O Languedoc passou a investir nesse filão do mercado convertendo 10 mil hectares convencionais para biológicos e pretende dobrar esse número até 2012. Isso mostra claramente uma tendência do mercado, mas algumas regiões sentem muita dificuldade em trabalhar sem os produtos convencionais por questões climáticas e de terreno.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...