quinta-feira, abril 09, 2015

Lançamento: Guia Michelin apresenta sua constelação gastronômica em São Paulo e Rio de Janeiro - Por: Glaucia Balbachan*


O Guia Michelin, clássica publicação que avalia e seleciona restaurantes e hotéis de qualidade mundo a fora, divulgou com antecipação os restaurantes paulistas e cariocas incluídos em sua primeira edição brasileira, que causaram boas surpresas.


O lançamento oficial do Guia da marca francesa de pneus foi nesta quarta, dia 08 de abril em SP. O evento recebeu os chefs envolvidos e imprensa da área gastronômica em festa durante a manhã no Mube (Museu brasileiro da escultura).


Nenhum estabelecimento levou três estrelas, porém o mais avaliado foi o D.O.M, em SP do chef Alex Atala que obteve duas estrelas. Com uma estrela ganharam o Olympe, Mee, Roberta Sudbrack e Oro no RJ, em SP o Maní de Helena Rizzo, Tuju, Huto e o Kinoshita comandado pelo chef Tsuyoshi Murakami, que declara que estrela recebida pelo guia trará mais consciência: “ Nada vai mudar. A presença, excelência, responsabilidade, vontade e amor serão os mesmos no restaurante, essa estrela nos dará mais consciência”, menciona o chef do restaurante nipônico. 



O Guia também conta com 25 restaurantes classificados na categoria Bib Gourmand, de (boa comida com preços moderados). 17 deles estão em SP e oito na capital fluminense.


O responsável pelo guia bilíngue (português/inglês), o diretor internacional da publicação, Michael Ellis conta que o Brasil é rico na culinária e os resultados foram bem satisfatórios: “O Brasil tem potencial gastronômico e boas armas, que são os produtos regionais. Depois de meses de trabalho, podemos apresentar o que as duas cidades têm de melhor”, conta em entrevista para o Blog Papo de Vinho. 
Com mais de um século de existência, o Guia Michelin cobre 24 países nos quatro continentes do planeta. Sempre anônimos os avaliadores visitam os estabelecimentos pagando sempre a conta. A base para a nota está focada em cinco critérios: a qualidade dos produtos utilizados, a técnica de cozimento e harmonização dos sabores, a personalidade da cozinha e a relação de preço/qualidade.


O Guia Michelin no Brasil e os restaurantes avaliados
São Paulo
Duas estrelas (cozinha excelente – vale a visita)
D.O.M
Uma estrela (cozinha muito boa em sua categoria)
Attimo
Dalva e Dito
Epice
Fasano
Huto
Jun Sakamoto
Kinoshita
Kosushi
Maní
Tuju

Bib Gourmand (boa comida a preços moderados)
Antonietta Empório
Arturito
Brasserie Victória
Casa Santo Antônio
La Cocotte Bistrot
Ecully
L’Entrecôte de Paris
Esquina Mocotó
Jiquitaia
Marcel
Mimo
Miya
Mocotó
Sal Gastronoia
Tartar & Co
Tian
Zena Caffè

Rio de Janeiro
(Uma estrela)
Asai
Mee
Olympe
Oro
Le Pré Catelan
Roberta Sudbrack

Bib Gourmand
Artigiano
Cais
Entretapas
Lima Restobar
Miam Miam
Oui Oui
Pomodorino
Restô
Serviço: Guia Michelin 2015
Rio de Janeiro & São Paulo – Hotéis & Restaurantes
Disponível no mercado e em aplicativos para smartphones e tablets: 10 de abril 2015
Nº de páginas: 304

Fotos: Guia Michelin/Divulgação

*Glaucia Balbachan é jornalista e editora do site www.empratado.com.br

O Vinho e a Pintura - Flávio Rossi - 4


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...