quarta-feira, dezembro 16, 2009

Serra e Schwarzenegger no COP 15! Aquecimento Global Vai Mudar o Mundo!

Ontem na conferência das mudanças climáticas em Copenhage o governador de São Paulo, José Serra e o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger marcaram presença em um evento paralelo como comandantes de duas das maiores cidades do mundo. Os países ricos continuam adiando decisões. Pra não dizer que só falei dos vinhos, as mudanças climáticas trarão dificuldades inclusive para artigos tradicionais que fazem parte dos costumes e cultura de muitos países. A Itália importará trigo de Grano Duro para produção do Spaghetti! O departamento meteorológico britânico deve publicar um informe que mostra a diminuição da produção deste tipo de trigo após 2020, com previsão de desaparecimento no final do século. A França sofrerá principalmente com os vinhos! O equilíbrio entre doçura e acidez dos vinhos será duramente afetado com o aquecimento e os vinhos perderão a elegância e a excelência que possui há séculos. A Argentina ficará sem abelhas! O terceiro maior produtor do mundo atrás da China e Estados Unidos. 22% da cota mundial de mel pertence a Argentina, mas desde 2006, as inundações provocadas pelas mudanças climáticas a produção vem caindo. Ilhas Maldivas Debaixo d´água!
Quem não viu aquela cena impressionante da moradora das Ilhas Maldivas chorando na Conferência de Copenhague. O arquipélago deve desaparecer com o aumento do nível do mar, causado pelo derretimento das geleiras.
Roupas de algodão 100% serão artigos de luxo. Quem diria! A África ocidental, região mais importante na produção de algodão, possui agora uma temporada de chuvas de apenas 3 meses, ao invés dos 7 meses. A falta de chuva atrapalha o desenvolvimento da planta e a diminuição já está sendo sentida, com a menor produção dos últimos 20 anos. O arroz pode sumir do Vietnam! O volume de exportações já caiu bastante, os preços devem subir cerca de 50% já no próximo ano. A seca inviabiliza o plantio do arroz. A Vodka também vai sofrer! O aumento do preço da batata, trigo e outros produtos agrícolas, principalmente na Polônia, já garante uma alta nos preços bem significativa. Espanha e Portugal secando! Os estudos mostram que boa parte da Espanha deve virar um deserto. O problema é que o país é um dos maiores exportadores de frutas e hortaliças do mundo.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...