Dois dias antes do segundo turno das eleições presidenciais, François Hollande era um convidado na manhã da RTL (empresa de Rádio, TV, Internet...). O candidato destacou a importância do vinho nas exportações francesas.
Entrevistado na RTL sobre o tema de Saúde Pública, François Hollande optou por marcar a diferença entre álcool e do vinho. O presidente destacou a qualidade da viticultura francesa e importância econômica na conversa com Yves Calvi:
Yves Calvi: "Nós somos uma nação de cultura do vinho, François Hollande, onde a vida familiar é frequentemente celebrada com uma garrafa de bom champanhe, Borgonha ou do Rhone ... O vinho e sua cultura devem ter o mesmo tratamento e combatido como uma bebida alcoólica, e eu vou ser mais direto: é que em um país como a França, o vinho é álcool? "
François Hollande, "Sim, eu não posso dizer o contrário. Existe álcool no vinho. E ao mesmo tempo, considero parte da nossa produção agrícola de alta qualidade. Temos uma exportação que aumentou consideravelmente e que tem que ser incentivada. Não questão de promover o consumo de vinho, mas de considerar que também faz parte das nossas forças econômicas e produtivas. "
Fonte: RTL
http://www.rtl.fr/video/emission/l-invite-de-rtl/francois-hollande-candidat-ps-vendredi-sur-rtl-jamais-je-n-ai-pose-pour-des-photos-ou-l-on-me-voit-faire-des-courses-dans-l-epicerie-du-coin-7747735893