sexta-feira, março 22, 2013

Azienda Agricola Piccoli com exclusividade no Encontro de Vinhos Off


A Azienda Agricola Piccoli fica numa colina a poucos minutos do centro histórico de Verona.
São 14 hectares dedicados a vinhedos e oliveiras.
Produz o Monte La Parte Amarone, o Rocolo Valpolicella, o Caparbio Ripasso, o Cacro Rosso (Veneto IGT) e o Rondo' Spumante Brut Rosé.
Mais uma exclusividade do Encontro de Vinhos Off.
Dia 23 de Abril, das 14 às 22 horas, na Casa da Fazenda Morumbi - Avenida Morumbi 5594 - São Paulo.
http://piccoliwine.wix.com/
www.casadafazenda.com.br
www.encontrodevinhos.com.br

Páscoa chegando: Harmonização de chocolates com vinhos - Por: Evelyn Fligeri



Falar de chocolate é sempre bom, independente da época do ano! Mas, supermercados e lojas decoradas dão indícios de que essa é uma das épocas mais prestigiadas desse produto...

Nossa sugestão aqui é você juntar esse espetáculo de sobremesa com uma boa garrafa de vinho e aproveitar a Páscoa!

Corre um discurso por aí de que chocolate não harmoniza bem com vinho. Eu discordo muito! É claro que se pensarmos na quantidade de açúcar e gordura que existem no chocolate e no quanto nossas papilas gustativas ficam comprometidas depois de provarmos um único pedacinho (já reparam como nossa saliva engrossa?), perceberemos que não se trata de uma harmonização fácil, mas tudo nessa vida requer riscos e a harmonização perfeita também... Tentativa e erro é a melhor maneira de alcançarmos o vinho perfeito! 

Um vinho do Porto, por exemplo, acompanha bem um chocolate. E não precisamos pensar em vinhos muito caros: O Porto Messias Ruby e o Porto Dom José cumprem muito bem o papel e tem um preço bem acessível. Outro vinho da qual sou fã é o argentino Malamado, da Família Zuccardi... equilíbrio perfeito!

Mas se você quer uma harmonização perfeita, mas daquelas de fazer suspirar, temos o Whisky... Um copo de Chivas Regal ou de Johnnie Walker Green Label é garantia de combinação ideal! 

Evelyn Fligeri tem o blog: www.tacaserolhas.blogspot.com

Tudo sobre as regiões francesas - Parte 9 - Sub-Região Bas-Rhin - Alsace Grand Cru Muenchberg



Os vinhedos do Grand Cru d'Alsace Muenchberg fica na comuna de Nothalten. São apenas 17,70 hectares em altitudes que variam entre 235 e 314 metros.
Fica nas encostas em forma de anfiteatro viradas para o sul com exposição sudeste, sul e sudoeste.
A forma cria um microclima especial protegido da chuva e do vento frio do oeste.
O solo é formado por sedimentos de 250 milhões de anos. 
Os terrenos pedregosos e arenosos oferecem uma drenagem excelente e um aquecimento rápido.
A principal variedade deste Grand Cru de solo pobre e clima privilegiado é a Riesling (10 hectares), depois aparece Gewurztraminer (7 hectares) e a Pinot Gris (0,7 hectares).
O nome Muenchberg significa "montanha dos monges" na língua alsaciana, por causa dos monges cirstercienses que viviam por lá no século 12, na abadia de Baumgarten.

Vem ai a Expovinis 2013!!! Conversei com o Domingos Meirelles...

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...