domingo, maio 16, 2010

Ora Direis, Beber Histórias!!! IXE O Tempranillo da Toscana no Encontro de Vinhos



Plagiando um trecho da música de Belchior que cantou: Ora direis, ouvir estrelas... Informo que o único Tempranillo da Toscana (muito provavelmente de toda a Itália), estará no Encontro de Vinhos, dia 5 de Agosto no hotel San Raphael, em São Paulo.
A história do Ixe é maravilhosa, mas nenhum vinho vive só de história. O vinho é excelente!
Já escrevi sobre o vinho aqui (http://papodevinho.blogspot.com/search?q=IXE), assim como alguns amigos blogueiros que provaram o vinho comigo.
A história já tem alguns séculos. Mas começamos de traz pra frente. Leonardo e Eva Beconcini produziam um vinho com uma casta desconhecida, por isso colocou o nome IXE (letra x em latim).
O vinho fazia sucesso pela qualidade e diversidade. Com o tempo e principalmente com a curiosidade, Leonardo resolveu enviar amostras para um DNA da uva.
O resultado apontou para a variedade Tempranillo e aumentou ainda mais a curiosidade. Como a uva veio parar aqui?
Mais estudos, agora de história, revelaram que o local onde está a vinícola era uma espécie de estrada, uma free way de peregrinos que íam de Roma a Santiago e vice-versa.
Aí só a suposição chegaria ao veredito final.
Acredita-se que algum peregrino pagou sua estadia com sementes. Sementes de Tempranillo.
As sementes se transformaram em vinhas, as vinhas velhas foram sendo replantadas e hoje existem dois vinhos 100% Tempranillo. O IXE, de vinhedos mais jovens e o Vigna Alle Nicchie, de vinhas velhas de tempranillo, com uma parte das uvas pacificadas. Dois vinhos maravilhosos que dão realmente a sensação de beber histórias. O IXE ainda não chegou ao Brasil. Chega para o Encontro de Vinhos!

Concha y Toro é a Segunda Vinícola Mais importante do Mundo

A empresa inglesa de consultoria, Intangible Business, divulgou a lista chamada: "The Power 100: The world"s most powerful spirits & wine Brands 2010". A Concha y Toro, do Chile, aparece em segundo lugar entre as vinícolas, logo abaixo da norte americana Gallo. A Concha y Toro, da família Guilisasti, pulou de vigésimo segundo (em 2009) para o décimo sétimo lugar na classificação entre todos os tipos de bebidas.todas
Cerca de 10 mil marcas foram avaliadas. Crescimento da marca, trajetória e tradição foram os pontos levados em conta.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...