quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Os 3 Estágios do Vinho Biô

1) Agricultura Racional Nesse primeiro estágio todos os produtos químicos são banidos até o limite máximo. Ou seja, se necessário (extremamente necessário) os químicos serão utilizados até um certo limite. Leva-se em conta que alguns lugares não permitem uma cultura 100% natural, por problemas climáticos ou mesmo da terra. Normalmente se faz o possível para que a agricultura seja 100% natural, mas no caso de possível perda de colheita as atitudes são tomadas com responsabilidade. 2) Cultura Biológica É a mais enquadrada em termos de legislação, utiliza os princípios de que a natureza cria as doenças e os remédios. E os vinhedos não recebem produtos químicos em hipótese alguma, até a grama pode crescer ao lado da vinha sem nenhum problema. 3) Biodinâmica Para muitos está na fronteira entre o misticismo e a agricultura, a biodinâmica nasceu nos estudos do austríaco Rudolf Steiner nos anos 20. A terra esta ligada aos outros elementos da natureza, o fogo, a água e o ar. O trabalho no vinhedo é feito seguindo ciclos lunares, adubos orgânicos e todo o meio ambiente em volta é rigorosamente tratado para que o ecossistema esteja em harmonia. As vinhas são vistas realmente como um organismo vivo. Nem é preciso dizer que nenhum produto químico passa perto dos vinhedos.

Impostos Malucos!

Todos os meses a noticia sobre a balança comercial vem a tona. Ontem disseram que voltamos a ficar no azul. Mas o que será que o governo prefere, ganhar a fortuna que se ganha com os impostos de importação ou que as nossas empresas ganhem o seu dinheiro vendendo o produto lá fora. O vinho europeu por exemplo, chega aqui com mais de 110% entre taxas, frete, imposto de importação, imposto disso, imposto daquilo, taxa aqui, taxa ali, marinha, armazenagem, palavras comuns para todos os valentes importadores. Depois ainda tem o restaurante que pede algum para colocar o vinho na carta, o supermercado que pede mais para colocar o vinho na prateleira e por último nós. Pois é, nós pagamos o pato, ou melhor, o vinho, melhor ainda, todos estes impostos simplesmente por gostar de uma bebida que em boa parte do mundo é considerada alimento saudável desde que consumido com moderação. Aliás como quase tudo, coma só limão por 30 dias e veja no que vai dar! Vamos insistir, estes impostos são absurdos e nos obriga a beber apenas o que eles querem, vinhos do Mercosul (nada contra são ótimos) e vinhos nacionais (também nada contra) queremos o direito de escolher!

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...