sexta-feira, agosto 07, 2009

Barbaresco Rabajà 2005 - Giuseppe Cortese - Piemonte - Itália


A família Cortese faz vinhos com pontuações acima de 90 pontos desde 1997, quando o seu Riserva recebeu 93 pontos da Wine Spectator e 92 de Robert Parker. De lá pra cá sempre tem um vinho com notas acima dos 90. Na safra de 2000 chegou a 94 pontos para a Wine Spectator. Os Barbarescos são vinhos fantásticos. Do cru de Rabajá então, melhor ainda! Este 2005 não é um Riserva, mas recebeu da Wine Spectator 91 pontos. Tem cor brilhante, rubi com reflexos atijolados. No nariz amoras, ameixa preta, mirtilo, framboesa, morango, flores, couro e tabaco. Na boca tem um equilíbrio impressionante. Encorpado, taninos finos e um final longo. Vinho para guardar pelo menos 3 anos antes de abrir, depois disso, pode aproveitá-lo por mais 10 anos sem nenhuma decadência.

Alicante Bouschet - Características Olfativas

A ALICANTE BOUSCHET é hoje uma das principais uvas do Alentejo, mas é originária do Languedoc, França. Levada para Portugal pela família Reynolds, a variedade é um cruzamento da Petit Bouschet com a Grenache, ganhou tamanha importância no Alentejo que todos acreditam ser uma casta portuguesa. O cruzamento foi obra de Henry Bouschet, entre os anos de 1865 e 1885. Os vinhos elaborados com ela são alcoólicos e frutados, utilizada principalmente em cortes. Especiarias, terra, couro, ameixa, framboesa e groselha são aromas bem característicos da Alicante Bouschet. É uma variedade que suporta o envelhecimento muito bem.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...