quarta-feira, janeiro 06, 2010

DOCG ASTI



Asti foi o primeiro vinho espumante doce do mundo. Documentos mostram que a variedade é cultivada desde o século 13 na área de Asti.
Giovan Battista Croce, um joalheiro de Milão que se mudou para Turim, no final do século 16, é considerado como o "pai" da Moscato d'Asti. Croce era o proprietário de um vinhedo nas colinas de Turim, onde ele realizou experiências a fim de melhorar a qualidade dos vinhos.Em sua adega, aperfeiçoou as técnicas de fazer os vinhos doces, aromáticos, com baixos níveis de álcool. Em 1606, publicou seus resultados e conclusões em um pequeno livro com o título, da excelência e diversidade de vinhos que são feitos na montanha de Turim, e como fazê-las.Na elaboração do Moscato, as uvas são separadas dos talos imediatamente antes de pressionar o mosto, que é vinificado sem as peles.
Existem os vinhos tranquilos e os espumantes de Moscato de Asti.

O nome "Asti" sem nenhuma especificação se significa que se trata de um espumante.
No caso do nome
"Asti" precedido da especificação Moscato (Moscato d'Asti) significa que é um vinho tranquilo. Denominazione di Origine Controllata e Garantita De Vino AstiÁrea de produção:Província de Asti em todo o território dos municípios de Bubbio, Calamandrana, Calosso, Canelli, Cassinasco, Castagnole Lanze, Boglione Castel, Molina Castelletto, Castelnuovo Belbo Castel Rocchero, Cessole, Coazzolo, Castiglione di Asti, Fontanile, Incisa Scapaccino, Loazzolo , Maranzana, Mombarazzo, Mosteiro Bormida, Montabone, Nizza Monferrato, Quaranta, San Marzano, Moasca, Sessame, Vesin, Rocchetta Palafea e San Giorgio Scarampi;na província de Cuneo, a totalidade do território dos municípios de Camo, Castiglione Tinella, Cossano Belbo, Mango, Neive Neviglie, Rocchetta Belbo, Serralunga d'Alba Santo Stefano Belbo, Santa Vittoria d'Alba, Treiso Trezzo Tinella, Castino, Perletto e as aldeias de Como e de San Rocco Seno d'Elvio cidade de Alba;na província de Alessandria todo o território dos municípios de Acqui Terme, Alice Bel Colle, Bistagno, Cassine, Grognardo, Ricaldone, Strevi, Terceira, Mink.
Solo:
calcário e argila
Variedade: Moscato Bianco
Guarda: deve ser bebido jovem
As uvas devem assegurar, através de uma triagem prévia, um título alcoométrico mínimo de 9% para os vinhos naturais "Asti Spumante" e 10% para o Moscato d'Asti ".Os espumantes são produzidos pelo método de fermentação natural em autoclave ou em garrafa.O processo de produção para a segunda fermentação, incluindo o período de envelhecimento, não pode "ter uma duração inferior a um mês.
O mosto fermenta em tanques selados até atingir 5% e 7% de álcool. Neste ponto o vinho esta espumante, mas com grande quantidade de açúcar ainda não fermentado. É o momento de filtrar o vinho para impedir nova fermentação.
Características: doce, aromático, equilibrado
Harmoniza bem com panetone, pão doce e tiramisu

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...