domingo, abril 05, 2009

Chile Sente os Efeitos da Crise nas Exportações de Vinhos!

Os números em um ano não são tão ruins: Crescimento de 3,7 % em um ano em valor, mas queda de 8,3 % em volume. O que assusta mais são os números do mês de Fevereiro deste ano. Queda de 21,4 % em valor e 23,8 % em volume, numa comparação com o mesmo período do ano passado. A Inglaterra, principal mercado dos vinhos chilenos comprou nos últimos 12 meses 1,1% menos em volume e 7,6% em valor. Os Estados Unidos, que estão no centro do furacão financeiro compraram apenas 0,6% menos em volume, mas gastaram 1,5% mais em valor. O terceiro mercado é o Canadá, onde as exportações cresceram 6,1% em volume e 4,2% em valor. No caso de Holanda e Japão os números só cresceram: 20,2% em volume e 29% em valor.

Alkoomi Blackbutt 2005 - Austrália


Corte bordalês, garrafa bordalêsa e qualidade idem!
Vinho produzido na região de Frankland River, Western Austrália. No corte 59% de Cabernet Sauvignon, 28% de Malbec, 11% de Cabernet Franc e 2% de Merlot.
Passou 2 anos em carvalho francês (é claro). Tem cor púrpura, reflexos violeta. No nariz, mirtilo, amora, cereja, couro e especiarias. Na boca mostra muita elegância, um equilíbrio incrível que fez com que o grande Robert Parker desse 90 pontos com um comentário comparando o vinho com um St.-Julien. Grande estrutura, final longo e frutado. 13,7% de álcool.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...