segunda-feira, dezembro 21, 2009

Appellation Volnay Controlée


Volnay só produz vinhos tintos. São bem estruturados e elegantes.
Os brancos são produzidos no mesmo terroir, mas são vendidos com o nome da appellation Meursault. Os vinhos Volnay-Santenots tintos, são na verdade de Meursault.
Appellation:
Appellation Volnay Controlée, Appellation Volnay Premier Cru
Localização: entre Pommard e Meursault, na Côte de Beaune
Vilas: Volnay, Volnay-Santenots (produzido em Meursault)
Solo: calcário e argila
Superfície: 230 hectares
Produção: 1.3 milhões de garrafas
Variedades: Pinot Noir
Tipo de vinho: Tintos elegantes
Guarda: 3 a 15 anos
Boas Safras: 2005, 2003, 2002, 1999, 1996, 1993, 1990
Aromes: frutas vermelhas maduras, framboesa e violeta
Harmoniza bem com caça

Revista Wine Enthusiast Selecionou os 100 Melhores do Mercado Americano

Os países mais tradicionais na produção de vinho na Europa não conseguiram criar uma revista de sucesso mundial como os americanos. Wine Advocate de Robert Parker, Wine Spectator e Wine Enthusiast são lidas no mundo inteiro. O resultado é que os vinhos dos Estados Unidos dominam completamente estas listas. Na Wine Enthusiast parece até um exagero. Digo parece, pois muitos vinhos são desconhecidos, não estão no mercado brasileiro e podem realmente ser excelentes. O Charles Smith 2006 Royal City Syrah (imagem do rótulo acima) do Columbia Valley (Washington State) recebeu 100 pontos da revista e é o segundo colocado por custar 80 dólares. O primeiro, levando em conta também o preço, é o Cambria 2006, um Pinot Noir da Julia´s Vineyard (Santa Maria Valley, California). Entre os 10 primeiros, apenas dois franceses (uma Champagne e um Vouvray) e um italiano (um Barbaresco). Entre os 100 a liderança dos Estados Unidos continua. Ou nosso mercado está longe de ter os melhores vinhos (Estados Unidos) ou a revista foi, digamos, patriota.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...