segunda-feira, fevereiro 04, 2013

ASA Gourmet no Encontro de Vinhos Rio de Janeiro



Com uma loja em Ipanema que vende produtos especiais e vinhos do Chile, Argentina, Portugal e Espanha, a ASA Gourmet confirmou presença no Encontro de Vinhos Rio de Janeiro.
Marcas como Penedo Borges, de Mendoza; Gualle, do Chile; vinhos portugueses do Dão, Douro e Alenquer e ainda as Cavas Marques de Gélida estão no catálogo da importadora.
Pela primeira vez no Encontro de Vinhos.
Dia 28 de Fevereiro, das 14 as 22 horas no Real Astória, Avenida Repórter Nestor Moreira, 11 - Botafogo.
www.anasantosalimentos.com.br
www.realastoria.com.br
www.encontrodevinhos.com.br

Sacra Rolha - Uma Champanharia Paulistana - Por Jane Prado




 


Diminuindo tabus e conquistando os brasileiros

De uns tempos pra cá o consumo de vinhos e espumantes no Brasil vem aumentando , a prova disso é o número de winebares. champanharias em toda parte do país. Isso sem contar o número de bares e restaurantes que estão, cada vez mais, caprichando na sua carta de vinhos.


Eu fui conhecer um lugar, aqui em São Paulo, que só pelo nome já me encantou: Sacra Rolha, ali na Vila Mariana. O local existe há quase 3 anos, abriu um ano depois da minha escolha de vir morar nessa cidade que não pára.


A champanharia pertence a 4 idealistas que se inspiraram nos bares de Barcelona e Paris do mesmo estilo. Também não tem como não se apaixonar pela idéia. 


O Sacra Rolha tem um ambiente bem aconchegante, tanto que o público freqüentador são casais de 30 à 50 anos, que curtem uma bebida de qualidade num lugar tranqüilo. Bem previsível, pois o lugar chega a ser romântico, pela decoração, iluminação, enfim, propício para um momento a dois inesquecível.


 Mas, segundo Lucio Maia, um dos proprietários, o bar também  recebe muitos grupos de amigas, claro, mulheres saindo para fofocar sobre a vida depois de um longo dia de trabalho, nada mais justo que degustarem uma bela taça de puro glamour na melhor companhia do mundo!!!


A Champanharia também oferece um cardápio harmonizado e profissionais para sugestionar grandes idéias ao público, que, na maioria das vezes, está aberto às sugestões destes especialistas.


Outra curiosidade legal é que, apesar do foco ser espumantes, o bar conta com uma carta de vinhos brancos e tintos bem interessante. Isso acaba gerando um consumo sazonal dos produtos. O que isso significa? Significa que mesmo com o aumento do número de brasileiros  tomando vinhos, ainda existe o tabu de que espumante combina com o verão e vinhos tintos com o inverno. Okay, um dia isso muda também, o que importa é que as pessoas aprendam a beber vinhos, sempre com responsabilidade e moderação.



Santé!




Uma harmonização argentina sem Malbec

Sempre concordei que as variedades emblemáticas para um país eram uma jogada  de marketing  que poderia se transformar num gol contra.
A Argentina está atenta e já começa a mostrar que o seu terroir é muito mais rico e pode oferecer mais diversidade além do melhor Malbec do planeta.
Organizada pela Wines Of Argentina, na Vinheria Percussi em São Paulo, a degustação teve ótimos vinhos e apenas um corte com Malbec, nenhum varietal da uva.
Provamos o espumante Kaiken, de Mendoza,(importado pela Vinci) elaborado com Chardonnay e Pinot Noir; o Colomé Torrontes 2011, de Salta, (importado pela Decanter); o Zuccardi Série A Chardonnay Viognier 2011 (importado pela Ravin); o Reserva del Fin del Mundo Pinot Noir 2010, da Patagonia, (imnportado pela Mr Man), o Masi Paso Doble 2009, de Mendoza, um corte de Malbec e Corvina (importado pela Mistral) e terminamos com o Late Harvest Dominio del Plata Torrontes 2010, de mendoza, (importado pela Cantu).
Conversei com o Deco Rossi que é o Relações Públicas da Wines Of Argentina no Brasil:


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...