Essa frase arrancou aplausos de quem estava no Carlota na última terça-feira. O produtor Nuno Araújo é um pioneiro da cultura biodinâmica em Portugal. São apenas 3 produtores em todo país que optaram pelo biodinamismo. Nuno apresentou os vinhos da noite e falou sobre cada região portuguesa e suas diferenças de terroir. Os vinhos da noite eram muito bons!
Provamos o Ameal Loureiro Branco 2007, o Quinta da Alorna Branco 2008, o Covela Escolha Palhete 2007, o Ramos Pinto Collection Tinto 2006, o Casa de Saima tinto Reserva 2005, o Quinta dos Roques tinto Reserva 2003, o Quinta de Chocapalha tinto 2006 e o Quinta da Bacalhoa 2006.
Realmente todos estavam muito bons. Destaco o Quinta da Chocapalha e o Covela Escolha Palhete, elaborado pelo enólogo Rui Cunha. É um Rosé acima da média!
No nariz é maravilhoso com notas de morango e groselha. Na boca tem corpo, é equilibrado, fresco e elegante.
No nariz é maravilhoso com notas de morango e groselha. Na boca tem corpo, é equilibrado, fresco e elegante.
Depois de uma pausa com o espumante Filipa Pato 3B o jantar foi servido.
A chef Carolina Brandão (que trabalha com a Carla Pernambuco) foi a responsável pela preparação dos pratos. Mescla de baby verdes, tartar de pêra e chévre brulée harmonizando com o Covela Escolha Branco 2007. Mais um vinho especial, notas de maracujá e cítricos.
Seguimos com o Big ravióli de mandioquinha com camarões e molho pesto acompanhado do Paulo Laureano Reserva branco 2007. Uma harmonização mágica!
O vinho mostrava um pouco mais madeira que o desejado, não agradava sem a comida, mas a harmonia com o prato foi perfeita. Um casamento como goiabada com queijo, uma prova dos vinhos gastronômicos do velho mundo.
Passamos para o Magret fumé grelhado, risoto de cogumelos e molho de vinho do Porto acompanhado pelos grandiosos Quinta da Gaivosa 2005 e pelo Vinhas Velhas D. Maria Reserva 2005. Sem palavras!
Vinhos fantásticos, prato maravilhoso!
Terminamos com a Explosão de Chocolate Belga, anglaise de pistache, Crema Catalana e compota de frutas vermelhas. O Blandy Malvasia 5 anos: Malmsey segurou a onda. Um Madeira muito bom!
Quando a Fernanda Fonseca trouxe a Carolina Brandão os aplausos vieram acompanhados da pergunta do Didú Russo: "você provou quantos vinhos desta harmonização?"
-nenhum
Nuno tomou a palavra e disse:"Essa é a prova de que boa comida sempre harmoniza bem com bons vinhos"
Nenhum comentário:
Postar um comentário