quinta-feira, maio 02, 2013

Veja os preços por hectare de algumas Appellations de Bordeaux



Enquanto os chorões dizem que o vinho está em crise na França, o mercado imobiliário do departamento da Gironde (entende-se Bordeaux), mostra crise em algumas appellations, mas uma alta significativa em outras. 
Claro que os chineses estão atacando, tentando comprar tudo e conseguindo comprar alguma coisa, mas os franceses ganham com as vendas e em grande parte dos casos continuam no negócio do vinho.
Os chineses compraram o equivalente a cerca de 500 hectares de vinhedos em 2012.
Poder que já foi de americanos, ingleses, hoje é dos chineses (nenhuma novidade).
Os preços foram mantidos para as appellations mais genéricas em 15 mil euros o hectare graças ao ataque chines.
Do outro lado da história, está o caso de Pessac-Léognan, que mais do que dobrou de preço por hectare.
Em 3 anos, passou de incríveis 170 mil euros o hectare para incríveis 400.000 (em alguns casos até mais).
O mesmo acontece em Pauillac, terra de vinhos grandiosos, tem o preço astronômico de 2 milhões de Euros o hectares para vinhedos bem cuidados e de qualidade. Em 2010 o preço era a metade.
E assim segue: Saint Julien e Margaux custam cerca de 1 milhão de Euros o hectare, Saint Estèphe  350.000, Pomerol 900.000, Fronsac 60.000 e Sauternes 50.000. 
São preços médios, que podem ser muito maiores dependendo do nome do produtor, classificação dos vinhos, terroir, estado dos vinhedos e comercialização dos vinhos.

Nenhum comentário:

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...