quinta-feira, março 14, 2013
As vespas são amigas dos vinhedos...
As Vespas ajudam a iniciar a fermentação.
Basta uma picada nas uvas ainda nos vinhedos para que rastros da levedura Saccharomyces Cerevisiae, entre na uva ajudando o processo de fermentação.
O estudo foi publicado na National Academy of Sciences journal.
O estudo ainda descobriu que isso acontece pela ação de uma levedura que pode viver no intestino das vespas para hibernar durante o inverno.
Os pesquisadores fizeram uma sequencia de DNA para analisar os genes da levedura que viviam nas vespas.
Outros insetos e pássaros também levam a levedura, mas as vespas são diferentes porque podem levar com elas durante o inverno e também transmitem aos descendentes.
O estudo descobriu que as vespas também podem introduzir outros micro organismos nas uvas que podem dar características diferentes ao vinho.
Segundo um dos pesquisadores, Duccio Cavalieri, professor de microbiologia da Universidade de Firenze, o vinho não tem o mesmo sabor sem essas leveduras.
Os antigos Romanos pareciam saber de tudo isso, já que era comum plantarem jardins ao lado dos vinhedos para atrair insetos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!?! O pessoal da Aventura Garage Wine fez. Além disso, o Joel Ferrari pode fazer o vinho d...
-
Cláudio Góes lançou o novo rótulo da vinícola, um licoroso muito bom. Cláudio é de uma família pioneira na produção de vinhos de São Roque e...
-
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!?! O pessoal da Aventura Garage Wine fez. Além disso, o Joel Ferrari pode fazer o vinho d...
-
Viajei para o sertão nordestino para mostrar como são produzidos os vinhos da Miolo e da Rio Sol. Nesta primeira parte, o personagem da hi...
Nenhum comentário:
Postar um comentário