domingo, dezembro 23, 2012

O preço das terras em Bordeaux são uma loucura! Os produtores ficam velhos e vendem as terras aos chineses. Herdeiros não querem seguir o negócio


Variam de acordo com a appellation, mas a grosso modo, começa em 15 mil euros o hectare numa AOC simples, como por exemplo a AOC Bordeaux, até incríveis 1,5 milhão de Euros o hectare na AOC Pauillac.
100 vezes mais!
Como pode?
O velho problema da vitivinicultura francesa ainda aparece para aumentar o problema, mais de 1 terço deles já passaram dos 55 anos e a maior parte não tem um herdeiro interessado em seguir o trabalho.
Não chegam a 50 vinícolas que mudam para as mãos de jovens produtores a cada ano.
Há 10 anos essa passagem de bastão chegava ao triplo ou o dobro.
Por causa disso a Chambre d’Agriculture de la Gironde e a SAFER Aquitaine acabam de se associar, formando um acordo de cooperação.
A câmara de agricultura seria como um secretariado de agricultura e a Safer é uma sociedade para o desenvolvimento e financiamento na área rural, com ferramentas de intervenção (gestão temporária, de preferência simples...).
Falando em números, chegam a 9 000 agricultores com mais de 50 anos, sem herdeiros, o que representa 380 000 hectares.
A SAFER pode administrar uma propriedade onde o dono está com mais idade e sem sucessor, ou até ajudar candidatos a continuar o negócio familiar nas instalações, através de orientação técnica e comercial.
A preocupação passa pela crescente invasão chinesa na compra de terras e vinhedos em Bordeaux.

Nenhum comentário:

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...