quinta-feira, dezembro 16, 2010

Amanhã apresentamos o primeiro vídeo da viagem por vinícolas de Mendoza


Se você acompanha o blog, sabe que o Daniel Perches e Eu, passamos uma semana em Mendoza, visitando 15 vinícolas para produção de textos e vídeos sobre essa região que tanto atrai os brasileiros.
Tivemos o apoio da agência de viagens Mendoza Holidays que é uma verdadeira especialista da região. Você pode escolher os vinhedos e eles marcam tudo, se quiser ir sozinho eles alugam o carro, te fornecem os mapas e você vai. Se quiser ir numa Van, ele organizam, se for inverno e quiser esquiar, eles resolvem tudo. Para se ter uma ideia, um dos sócios da agência, já escalou o grande Aconcágua e se prepara para escalar o Tupungato. São especialistas em Mendoza. Melhor ainda, falam português e oferecem um número de telefone de São Paulo.
Amanhã, no primeiro episódio, mostramos o Domaine St. Diego. Vinhos raros que só podem ser comprados no local. Quem elabora estes vinhos? O grande Angel Mendoza, responsável pela produção do Salton Talento. Um homem que respira vinhos.

Já temos 3 datas definidas para Encontros de Vinhos de 2011


O grande evento já está marcado e com vários expositores confirmados. 25 de Abril, um dia antes da Expovinis, maior feira de vinhos da América latina. Não é nenhum confronto. Pelo contrário. Sabemos do movimento que a Expovinis provoca em São Paulo e por isso, convidamos as pessoas a chegar um dia antes e participar de uma feira diferente. Com palestras com grandes produtores, vinhos de diversas regiões do mundo para serem degustados e nesse ano, pizza.
O evento será na Bendita Hora, com pizza à vontade para os participantes. A Pizzaria Bendita Hora já foi escolhida diversas vezes como a melhor de São Paulo. Além de ser um espaço fantástico. Arquitetura bem cuidada e serviço excelente.
Os outros eventos confirmados são:
4 de Agosto, Encontro de Vinhos São Paulo.
8 de Outubro, Encontro de Vinhos Ribeirão Preto.




Informações: 11 82404205

A Itália e suas DOCGs, DOCs e IGTs - Valle d'Aosta



A menor região vinícola italiana fica justamente ao lado do país que divide com a Itália o posto de maior produtor do mundo: a França. O Valle d'Aosta, nas fronteiras com a Suíça e a França tem alguns terraços da sua região montanhosa, dedicados as vinhas. Os vinhos são produzidos em quantidades minúsculas, mas muitos deles são especiais, característicos, impossíveis de encontrar em outra região. A DOC regional, conhecida como Valle d'Aosta, inclui 23 categorias de vinhos. Como a região tem dois idiomas francês e italiano, os nomes também seguem da mesma forma. Alguns rótulos podem trazer a inscrição: Vallée d'Aoste. Os vinhedos ficam ao lado e até nas encostas do Mont Blanc, são conhecidos como os vinhos de altitude da Europa, já que alguns estão a 1200 metros acima do nível do mar. Não há nenhuma IGT no Valle d'Aosta, mas existem os vinhos classificados e os não classificados. As variedades são as do Piemonte: Nebbiolo, Dolcetto, Moscato, e também da França: Chardonnay, Gamay, Pinot Noir. Mostrando o lado fronteiriço da região existem também a variedade alemã, Müller Thurgau. Mas os vinhos que provocam mais interesse são os vinhos com as variedades locais Petit Rouge e Torette. Existem 6 cooperativas que reúnem 450 produtores responsáveis por 3/4 dos vinhos do valle d'Aosta. O Valle d'Aosta tem apenas uma DOC: Valle d'Aosta ou Vallée d'Aoste

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...