terça-feira, dezembro 24, 2013

Os benefícios do vinho para a saúde e as variedades que contém mais substâncias benéficas. Saiu na Folha On Line hoje!


A reportagem informou sobre um estudo publicado no jornal "Australian Journal of Grape and Wine Research" e o trabalho da professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, Inar Castro, que fez um ranking de vinhos da América do Sul com base na sua funcionalidade.
Foram analisadas 666 garrafas de vinhos da Argentina, Brasil, Chile e Uruguai com preço abaixo de 50 dólares.
Para saber se a safra pode influenciar no resultado, usaram vinhos de 2009 e 2010, mas nada mudou de um ano pra outro.
O que influenciou mesmo foi a variedade da uva.
Tannat e Malbec ficaram em primeiro, depois: Syrah, Carménère, Cabernet Sauvignon e Merlot.
Quando analisaram os países, os vinhos argentinos ficaram em primeiro, seguidos pelos chilenos, brasileiros e uruguaios.
A uva campeã não foi surpresa, já que o próprio nome Tannat, vem do nome tanino.
Rica em taninos, rica em antioxidantes.
Para chegar a essa conclusão, as pesquisadoras da USP avaliaram a atividade antioxidante (capacidade de "varrer" os radicais livres que causam oxidação celular), concentração de substâncias fenólicas (compostos como o resveratrol que têm ação antioxidante e anti-inflamatória) e a quantidade de antocianinas (pigmento roxo da família dos flavonoides).
Na reportagem da Folha On Line, o médico Protásio Lemos da Luz, diretor da Unidade Clínica de Artereosclerose do Incor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da USP), afirma que os benefícios do vinho estão relacionados à proteção do sistema cardiovascular. "A bebida tem efeito vasodilatador, impede a formação de trombos que podem levar ao infarto e aumenta os níveis de HDL, o colesterol 'bom'."
Vendo os resultados, ele afirmou que do ponto de vista prático, a diferença entre os benefícios de cada tipo de vinho é muito pequena.
Portanto, faz mais sentido escolher aquele que agrada mais ao paladar.

Nenhum comentário:

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...