sexta-feira, maio 31, 2013

Harmonizando caldo verde e vinho! Por Evelyn Fligeri


O frio chegou para ficar e nada melhor do que uma bela sopa para aquecer o corpo. Para aquecer a alma, vamos de vinho, é claro!
Eu adoro caldo verde, seguindo a típica receita do Minho, com linguiça curada ou paio e um belo fio de azeite. Mas confesso que a minha descendência italiana fala mais alto e pico uma porção de pãozinho (pode ser italiano ou o bom e velho francês, mesmo) e mergulho no caldo. Delícia!
Como a sopa tem um toque herbáceo, vale investir em um vinho com uma pegada levemente frutada e com pouco álcool. Além disso, poucos taninos e uma acidez equilibrada se faz necessária, caso contrário o vinho se sobressairá ao caldo. Minha sugestão é: Se você, assim como eu, tiver uma predileção por brancos, vá de vinhos da região da Bairrada. Agora, se o escolhido for um tinto, não consigo pensar em outra coisa se não um vinho levemente frutado do Dão.


Evelyn Fligeri tem o blog:/http://www.tacaserolhas.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...