sábado, março 23, 2013

Amanhã é dia do Toques et Clochers, em Limoux. Na edição do ano passado eu estava lá em uma festa brasileira com Troisgros, Villard e Sudbrack


O Toques et Clochers  acontece todos os anos em Limoux, no local onde o povo do sul da França afirma ter sido inventados os vinhos espumantes, contrários a teoria mais conhecida, da Champagne, por Dom Perignon.
A edição deste domingo é a vigésima quarta.
É um leilão de vinhos com renda destinada a uma torre de igreja antiga da região. Cada ano uma torre ganha o dinheiro para a restauração. Essas torres antigas se chamam Clochers.
O Toques, do nome do evento, se refere ao chapéu do chefe de cozinha, que é a estrela da noite.
Todos os anos a programação começa com a degustação dos vinhos, depois o leilão e para terminar um grande jantar de gala, sempre comandado por um grande chef.
Nesta edição o melhor sommelier do mundo, Andréas Larsson e o chef 3 estrelas Michelin Régis Marcon, foram anunciados com o título dos « Toques » para financiar os restauros dos « Clochers » de limouxin, de duas vilas: Gardie e Villebazy.
Ano passado a festa foi bem brasileiras com os chefs Claude Troigros, Roland Villard e Roberta Sudbrack.
Vamos rever, esse que foi um dos vídeos mais acessados pelo blog em 2012:


Nenhum comentário:

Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!

  Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!?! O pessoal da Aventura Garage Wine fez. Além disso, o Joel Ferrari pode fazer o vinho d...