A vinho Sul apresentou os vinhos argentinos da Finca Agostino, de Mendoza, no restaurante Vento Haragano, na última Segunda-feira. Na apresentação dos vinhos, acomemoração pela vitória no concurso da Mostra Internacional de Vinhos, em Campinas.
Provamos a linha Agostino com vinhos com excelente relação preço/qualidade. Toda a linha Ilka, custa 28 reais. Destaco o torrontés 2010, que é uma maravilha para quem começa a descobrir os aromas dos vinhos. São vinhos sem nenhuma timidez.
O Ilka mostrou notas de lichia, pera, pessego e flores.
Na boca é um vinho ligeiro, refrescante e com notas de limão e outra vez a lichia.
Bela acidez.
Gostei bastante também do Finca Agostino Syrah/Malbec 2008. Esse já na linha que custa 58 reais, mas ainda sim com boa relação preço/qualidade. No nariz logo aparecem as frutas. Amora, cassis e ameixa. Depois entram as especiarias. Pimenta preta, baunilha e cravo. Na boca é um vinho encorpado, bem equilibrado e com boa fruta. O final é longo com um toque mentolado. Os vinhedos da Finca Agostino ficam em Maipu e no Valle de Uco, a 1100 metros acima do nível do mar.
Meu último destaque ficou para o top da vinícola. O Agostino Familia 2008 é um vinho muito bom. Foi o vencedor da prova de Campinas e pode ainda surpreender em muitas provas às cegas. Digo às cegas por ser um rótulo não muito conhecido no Brasil e quando se vê o rótulo, sempre os mais conhecidos e renomados levam vantagem.
Na cor ja se vê a concentração.
Corte de Malbec (40%), Petit Verdot (30%), Syrah (15%) e Cabernet Sauvignon (15%).
Passou 14 meses em barricas francesas e tem 14,5% de álcool.
No nariz amora, mirtilo, violeta, chocolate e especiarias.
Na boca é encorpado e com boa estrutura.
O final é longo e com notas de amêndoas no retrogosto.
Custa 83 reais na Vinho Sul.
www.vinhosul.com.br
A Vinho Sul estará no Encontro de Vinhos de Ribeirão Preto.
Dia 8 de outubro, das 14 às 22 horas, no Hotel JP.
www.encontrodevinhos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário