Em degustação comandada pelo Max Weinlaub, enólogo chefe da Viña Maipo, provamos os vinhos de excelente relação custo/qualidade da vinícola.
Começamos com o espumante da Viña Maipo Brut: fresco, seco e com boa cremosidade e perlage.
O Gran Devovión Sauvignon Blanc 2008, mostrou mais uma vez que os vinhos elaborados com a Sauvignon Blanc no Chile são maravilhosos. Este não passou por madeira. No nariz frutas cítricas, maracujá e maçã verde. Bom equilíbrio e frescor na boca.
Entramos nos tintos com o Gran devoción Carménère(75%)/Syrah(25%) 2008.
Para mim o preferido! Passou 14 meses em barricas francesas e americanas.
Notas de café, cacau, tabaco, framboesa e cassis.
Na boca é encorpado, taninos macios, aveludado e elegante. Final longo com notas de café.
O segundo tinto foi o Syrah-Petite Sirah 2008.
Passou 14 meses em carvalho francês.
No nariz amora, mirtilo e canela.
Na boca tem equilíbrio suficiente para que os 14,5% de álcool passem de fininho, sem que ninguém perceba. O final é longo.
O Gran Devoción Cabernet/Syrah 2007 veio na sequência.
14 meses em barricas francesas.
Complexo no nariz. Pimenta branca, tabaco, amora e chocolate.
Na boca tem taninos firmes e boa acidez que devem garantir um bom envelhecimento em garrafa. Deve melhorar muito nos próximos 3 anos. Final longo. Preço excelente, 69 reais! Mesmo preço de todos os vinhos anteriores.
Para encerrar o grande vinho da Viña Maipo. Limited Edition Syrah 2007.
Vinho de alta qualidade. Max explicou que míseros 2% de Cabernet Sauvignon entraram no corte e fizeram uma diferença atestada por todos que tiveram a sorte de provar e opinar sobre o corte do vinhos.
Passou 22 meses em barricas francesas.
No nariz amora, café, tabaco, defumado e pimenta.
Na boca mostra que tem elegância e corpo para envelhecer bem. Os taninos são finos e a acidez marcante.
Sem dúvida é o vinho que vai envelhecer melhor. Esta ainda um pouco fechado. Muito bom, mas deve ficar excelente. Custa 105 reais. Vale cada centavo!
O enólogo Max Weinlaub é um especialista em Syrah. Ele contou que a Viña Maipo foi uma das pioneiras a acreditar na força da variedade do Rhône em território chileno. A Viña Maipo é uma das empresas do grupo Concha y Toro, mas trabalha de forma independente. Presente em mais de 60 países, os vinhos chegam ao Brasil importados pela Ravin.
www.ravin.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!?! O pessoal da Aventura Garage Wine fez. Além disso, o Joel Ferrari pode fazer o vinho d...
-
Cláudio Góes lançou o novo rótulo da vinícola, um licoroso muito bom. Cláudio é de uma família pioneira na produção de vinhos de São Roque e...
-
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!?! O pessoal da Aventura Garage Wine fez. Além disso, o Joel Ferrari pode fazer o vinho d...
-
É sempre bom encontrar o Adolfo. Um amigo querido, um ídolo, um cara que me serve uma taça de espumante acompanhada de uma conversa delici...
Nenhum comentário:
Postar um comentário