segunda-feira, fevereiro 01, 2010

285 Melhores Vinhos de Portugal! Secret Spot e Crooked Vines com Pontuações altíssimas!

Em primeiro lugar: todos os vinhos foram provados às cegas!
O Guia de 2010 foi lançado agora e as notas podem ser conferidas pela Internet no site http://www.w-anibal.com/ Os vinhos estiveram no ano passado na Expovinis e estão no blog com um link para os produtores. Em Dezembro de 2008, provei o Secret Spot e escrevi o seguinte: É um vinho concentrado, vinhedos de mais de 70 anos, potente, de encher a boca. Aromas florais entregam a possível presença de Touriga Nacional, a grande casta do Douro. Digo possível, pois o corte do vinho é mantido em segredo, o local onde estão plantadas as uvas também. Por isso Secret Spot. O que não dá pra esconder é a qualidade. Vinhaço! Sobre o Crooked Vines tinto escrevi em Junho de 2008: Vinho de cor granada intensa e violácea. Aromas Complexos e intensos. Sobressaem os frutos vermelhos (cereja e groselha) e pretos muito maduros conjugados com sugestões balsâmicas. Fundo floral (violeta). Notas de especiarias, baunilha, pimenta preta e também chocolate. Na boca é encorpado, volumoso e ao mesmo tempo elegante. Taninos firmes e maduros que dão persistência na prova. Provei na Casa do Porto, que irá importar o vinho. É apenas o segundo vinho da GeR Consultores do Enólogo Rui Cunha e do viticultor Gonçalo Souza Lopes, mas tem força para ser o primeiro vinho em qualquer lugar. Muita classe! O Crooked Vines branco não tive o prazer de provar, mas o Aníbal Coutinho provou! Veja as notas: SECRET SPOT 2005 – 96 Pontos (segundo lugar entre os Vinhos do Douro e terceiro entre todos os vinhos do guia)
CROOKED VINES BRANCO 2008 – 94 Pontos
CROOKED VINES TINTO 2006 – 92 Pontos Nosso mercado ainda não tem o dinamismo para trazer grandes novidades. Constantemente ficamos presos a grandes vinhos do passado, que apesar de ainda grandes, não estão sozinhos.
Para se ter uma ideia o Chryseia e o Pintas receberam 93 pontos, o quinta do Vale Meão 91, Batuta e Crasto Vinha da Ponte 95.
Também desconhecido no Brasil, o Dona Berta Vinha Centenária Branco, recebeu 92 Pontos.

Nenhum comentário:

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...