quarta-feira, novembro 18, 2009

Appellation Chinon Controlée


Chinon fica ao lado esquerdo do rio Loire, no coração do Vale do Loire. Um dos grandes escritores franceses, François Rabelais, nasceu em Chinon. Escreveu a epopéia heróico-cômica de Gargantua e Pantagruel. Era um grande amante e proprietario de um Domaine na Appellation.
Chinon produz vinhos tintos. A variedade utilizada é a Cabernet Franc, chamada na região de Breton. Os vinhos são bastante parecidos com os produzidos na Appellation Bourgueil, na maioria das vezes apenas um pouco mais leves. São vinhos tintos frescos e leves com aromas de violeta. Um vinho rosé seco e elegante também é produzido na região, mas está cada dia mais raro.
Appellation:
Appellation Chinon Controlée
18 Vilages: Anché, Avoine, Avon-les Roches, Beaumont-en-Véron, Chinon, Cravant-les-Coteaux, Crouzilles, Huismes, l´Ile Bouchard, Ligré, Marçay, Panzoult, Rivière, La Roche Clermault, Saint-Benoit, Savigny-en-Véron, Sazilly, Tavant e Theneuil.
Solo: Calcário, Cascalho.
Superficie: 2000 hectares.
Produção: 6 milhões de garrafas
Variedades: 95% Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon
Aromas: Frutas vermelhas e violeta
Tipo de vinho: Tinto seco e fresco, Rosé seco e frutado e Branco seco.
Guarda: 8 anos
Melhores safras: 2004 e 2005
Harmoniza com: Omelette, presunto, coelho e grelhados, além dos queijos Emmental, Reblochon, Saint Nectaire e Appenzell.

Nenhum comentário:

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...