quarta-feira, agosto 19, 2009
O Ouro Líquido, O Vinho E A Cozinha Portuguesa Na Residência do Cônsul Geral de Portugal!
Na última segunda-feira, o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, José Guilherme Queiroz de Ataíde, recebeu em sua residência convidados para a apresentação da nova imagem dos azeites Esporão. Os azeites continuam os mesmos, mas as garrafas são mais baixas e largas. Na primeira etapa degustamos os azeites seguindo as informações técnicas do João Gomes, um dos maiores especialistas em Azeite de todo o mundo. O top da Herdade do Esporão é o Selecção Extra Virgem, que deve ser usado para regar os pratos depois de elaborados com o azeite virgem, mais barato. Os varietais Galega e Cordovil completam a gama junto com o Extra Virgem e o DOP (Denominação de Origem Protegida). Provamos e sentimos aromas de ervas, maçã e um sabor picante no final da língua. João Gomes disse uma coisa muito importante que também se aplica aos vinhos: "Se não tiver boa fruta, não tenho bom azeite."
Uma pausa para o Espumante Esporão!
O primeiro prato servido, foi elaborado pelo Restaurante Bacalhoeiro, bacalhau com grão de bico e azeite Esporão. Para acompanhar o vinho branco Esporão Private Selection 2007, vinho com notas de baunilha, manga e pêssego.
O segundo prato foi um creme de couve flor e torrada com salmão preparado pelo Restaurante Trindade.
Veio o vinho tinto Private Selection 2004 com aromas florais, groselha e baunilha. Taninos finos que acompanharam o terceiro prato: Tapa di Pomodoro, elaborado pelo Restaurante Arturito, com perfeição. Um creme de tomate com pão e queijo de cabra no centro.
Voltou o vinho branco para um tira-teima, o próximo prato, um bacalhau à lagareiro preparado pelo Restaurante Antiquarius, harmoniza melhor com branco ou tinto? Neste caso, como na maioria das vezes em Portugal, harmonizou melhor com o Esporão Private Selection Tinto, mas outros brancos com mais corpo e mais tempo em barrica também se sairiam muito bem!
O branco voltou a harmonizar com perfeição no último prato da noite, um arroz de polvo preparado com maestria pelo restaurante Quinta de Santa Maria, que prepara tudo no carvão.
Para terminar o Late Harvest da Herdade do Esporão, com boa acidez e notas de maracujá e abricó acompanhou uma sobremesa tripla com gazpacho de morango, sorvete e doce de ricota. O vinho é de ótima qualidade, a sobremesa maravilhosa, mas os dois não se casaram, pois não viveriam felizes!
É importante dizer que a Qualimpor, que traz os vinhos e azeites Esporão para o Brasil, pertence a própria família dona da Herdade, por isso a relação preço qualidade é muito boa.
www.qualimpor.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!?! O pessoal da Aventura Garage Wine fez. Além disso, o Joel Ferrari pode fazer o vinho d...
-
Cláudio Góes lançou o novo rótulo da vinícola, um licoroso muito bom. Cláudio é de uma família pioneira na produção de vinhos de São Roque e...
-
Onde já se viu fazer vinho bom com a uva Isabel?!?! O pessoal da Aventura Garage Wine fez. Além disso, o Joel Ferrari pode fazer o vinho d...
-
É sempre bom encontrar o Adolfo. Um amigo querido, um ídolo, um cara que me serve uma taça de espumante acompanhada de uma conversa delici...
Nenhum comentário:
Postar um comentário