quarta-feira, agosto 05, 2009

A Interfood Mostrou Que Os Vinhos das Bodegas Pascual Toso Estão Entre Os Maiores Da Argentina!

Há 10 anos as bodegas Pascual Toso resolveram levantar a poeira e partir dos vinhos de grande produção e qualidade duvidosa para os vinhos de primeira linha. Em 2001 Paul Hobbs, um californiano que gosta de futebol americano e faz vinhos como poucos, veio reforçar o time junto com o enólogo Rolando Luppino. Paul Hobbs não é daqueles que dá dicas por telefone e assina as obras prontas. Mostra presença em Mendoza pelo menos a cada 3 meses. Gosta da Argentina!
Trabalhou com Nicolas Catena, Robert Mondavi e trabalha como consultor de vinícolas até na Hungria. A Interfood Classics traz os vinhos e trouxe também Paul Hobbs para mostrar seu conhecimento e simpatia para os jornalistas brasileiros.
Não haveria lugar mais agradável que o Dalva e Dito, com harmonização dos pratos assinada pelo grande Alex Atala. Salada de lagostim, canjiquinha com cogumelos, confit de pato com farofa de banana e lombo de cordeiro com pupunha ao forno acompanharam os vinhos com perfeição.
Atala é um dos orgulhos brasileiros, chefe tupiniquim que figura entre os maiores do mundo, não precisa comentar!
Então vamos aos vinhos:

A degustação começou em grande estilo!
Toso Reserva Malbec 2007.
Um Malbec de cor rubi cheio de frutas, amoras, groselha, cassis e um conjunto de especiarias com uma pequena predominância de cravo. Na boca vinho mostrou equilíbrio e os 12 meses que passou por barrica francesa adicionaram toques de baunilha e alcaçuz. Um vinho bem acima de sua faixa de preço. Custa 57,50 e poderia custar mais.

Passamos para outro Malbec, este chamado reserva alta, também 2007. A cor é bem parecida com o primeiro, aliás todos os vinhos provados possuem a mesma matiz. O reserva alta mostrou aromas de mirtilo, amora, tabaco e torrefação. Na boca mostrou potência e taninos bem trabalhados. Passou 1 ano por barricas francesas de primeiro uso. Tem força para envelhecer. Custa 90,75 reais.


Pelo mesmo preço o Alta Reserva Syrah 2006 tem cor um pouco mais escura e reflexos violeta. No nariz as especiarias estão mais presentes que nos vinhos anteriores. Pimenta, canela e coco. Mais um tempo no copo e vem um toque de menta e alcaçuz. Mais complexidade!
Na boca é elegante e potente ao mesmo tempo. Quem sabe é a idade! Final longo!


Pulamos de faixa de preço (148 reais) e sentimos a qualidade do Finca Pedregal 2005. Corte com 70% Malbec e 30% Cabernet Sauvignon. Passou 18 meses em barricas de carvalho frances (Malbec) e americano (Cabernet Sauvignon). No nariz as frutas dominam logo de cara! Cereja, cassis, amora, groselha...
O vinho foi decantado e mostrou mais complexidade aromática. Couro, chocolate e caramelo.
Na boca é bastante equilibrado e tem uma elegância dos grandes vinhos do velho mundo (quando jovens). Deve melhorar ainda mais. Super vinho!

O vinho principal das Bodegas Pascual Toso é o Magdalena Ultrapremium 2005. Um vinho de 298 reais com 90% de Malbec e 10% de Cabernet Sauvignon. Passou por carvalho frances de primeiro uso por 18 meses e ainda passou um ano em garrafa. No nariz senti mais intensidade nas frutas e outra vez o chocolate, café torrado e baunilha. Na boca mostra taninos com capacidade de envelhecer mais 7 ou 10 anos. Tem força!
No momento não mostra superioridade em relação ao vinho anterior, mas promete melhorar!
O final é bastante longo.

www.interfood.com.br

Nenhum comentário:

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...