segunda-feira, julho 04, 2016

Sábado tem uma feira de queijo e produtos gourmet no Hotel San Raphael, no centro de São Paulo





O queijo brasileiro cresce e aparece.
Regiões mineiras se organizaram, queijos de todos os estados do país começam a colocar as manguinhas de fora e aparecer pela qualidade e características únicas.
A legislação como sempre só atrapalha, mas o brasileiro está acostumado a remar contra a maré.
Os queijos de leite cru, que normalmente são os que mais agradam o paladar, enfrentam sempre obstáculos maiores.
Outra questão são os nomes. 
Não se pode criar um nome de queijo, mesmo que o tipo seja único.
É preciso usar os nomes cadastrados no Ministério da Agricultura.
Enfim... Burocracias a parte existem grandes queijos em diversos estados brasileiros.
A feira será uma boa oportunidade para provar bons queijos da Serra da Canastra, Queijo do Serro, o famoso parmesão da Alagoa/MG, os queijos do João José de Melo, da região da Serra do Salitre, além dos queijos com receitas européias da Serra das Antas como Taleggio,  Reblochon, Brie, Camembert, e tantos outros.
O estado de São Paulo também tem queijos espetaculares.
A Fazenda Atalaia, de Amparo, traz o incrível Queijo Tulha, que fica 2 anos maturando e a leiteria Santa Paula, de São José do Rio Pardo, traz os queijos frescos, ricotas e outras cositas mais.
Fora os queijos, a feira também terá o Azeite mineiro, da Cardoso e Vasques, com 0,2 de acidez e 100% variedade Arbequina.
Vai ter a famosa Carne de Lata Xavante, que dificilmente pode ser encontrada fora de Minas Gerais, empadas do Rancho da Empada, cerveja artesanal Rock na Teia, vinhos da vinícola Fin, sucos, geleias artesanais da Douceur do Céu, Brownies e Cookies da All Chocolate e café Isole.
Eu vou.
Sábado, das 12 às 20 horas no Hotel San Raphael, Largo do Arouche, 150 - último andar.
Ingressos: 20 reais.

Tudo sobre as regiões francesas - Provence - Parte 12 - Vin de Pays de la Sainte-Baume (Indicação Geografica Protegida).




É um Vin de Pays, que pode ser produzido com uvas das seguintes vilas: Bras, Brignoles, La Celle, Mazaugues, Méounes-lès-Montrieux, Nans-les-Pins, Néoules, Ollières, Plan-d'Aups, Riboux, La Roquebrussanne, Rougiers, Saqint-Maximin, Saint-Zacharie, Signes, Tourves.
São cerca de 150 hectares de vinhedos.
Os solos são na maioria das vezes, é composto de argila e calcário.
A altitude vai dos 350 aos 500 metros e fica ao lado de montanhas e bosques, que dão noites frias, que ajudam no desenvolvimento de aromas nos vinhos.
A inscrição do nome da Appellation, deve vir acompanhada do nome de uma variedade de uva, sendo permitida 20% de outra variedade.
As variedades de uva são (para tintos e rosés): Grenache, Syrah, Cinsault, Mourvèdre, Carignan, Alicante, Merlot, Cabernet Sauvignon.
Para os brancos: Chardonnay, Viognier, Ugni Blanc, Clairette e Marsanne.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...