quarta-feira, novembro 18, 2009

Appellation Chinon Controlée


Chinon fica ao lado esquerdo do rio Loire, no coração do Vale do Loire. Um dos grandes escritores franceses, François Rabelais, nasceu em Chinon. Escreveu a epopéia heróico-cômica de Gargantua e Pantagruel. Era um grande amante e proprietario de um Domaine na Appellation.
Chinon produz vinhos tintos. A variedade utilizada é a Cabernet Franc, chamada na região de Breton. Os vinhos são bastante parecidos com os produzidos na Appellation Bourgueil, na maioria das vezes apenas um pouco mais leves. São vinhos tintos frescos e leves com aromas de violeta. Um vinho rosé seco e elegante também é produzido na região, mas está cada dia mais raro.
Appellation:
Appellation Chinon Controlée
18 Vilages: Anché, Avoine, Avon-les Roches, Beaumont-en-Véron, Chinon, Cravant-les-Coteaux, Crouzilles, Huismes, l´Ile Bouchard, Ligré, Marçay, Panzoult, Rivière, La Roche Clermault, Saint-Benoit, Savigny-en-Véron, Sazilly, Tavant e Theneuil.
Solo: Calcário, Cascalho.
Superficie: 2000 hectares.
Produção: 6 milhões de garrafas
Variedades: 95% Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon
Aromas: Frutas vermelhas e violeta
Tipo de vinho: Tinto seco e fresco, Rosé seco e frutado e Branco seco.
Guarda: 8 anos
Melhores safras: 2004 e 2005
Harmoniza com: Omelette, presunto, coelho e grelhados, além dos queijos Emmental, Reblochon, Saint Nectaire e Appenzell.

Desafio Espumante Moscatel!


Convidado pelo amigo João Filipe Clemente do blog falandodevinhos.wordpress.com participei do desafio de espumantes Moscatel.
Aconteceu no Emporio da Villa, uma pizzaria com uma bela adega climatizada e bom serviço.
Foram doze vinhos de qualidade, pena que um estava prejudicado e não pode ser avaliado.
De forma geral, os vinhos apresentaram boa qualidade e bom preço.
Participaram da degustação às cegas:Alexandre Frias, Eliza Leão, Ralph Schaffa, Álvaro Galvão, Fabio Gimenes, Beto Duarte (eu), José Roberto e João Filipe.
Na avaliação geral os resultados foram estes:
Marson Moscatel – maracujá doce e frutas em calda (pêssego) numa paleta olfativa bastante doce e intensa que se repete na boca. Perlage com borbulhas de tamanho médio, baixa persistência e intensidade. Doçura acentuada. Nota média obtida 78,83 pontos.
Perini Moscatel – Notas de frutos brancos bem maduros algo doce mas menos intenso no nariz. Na boca repete essas sensações porém com uma maior acidez que o torna algo mais leve, mesmo que não totalmente balanceado. Correto, perlage de bom tamanho mas algo curta . Obteve a média de 80,83 pontos.
Vallontano Moscatel – Aromas finos de fruta mais fresca e cítrica mostrando algum floral. Na boca mostrou-se mais equilibrado, fino e delicado, com bom frescor e uma perlage de tamanho médio de boa persistência. Obteve a média de 81,50 pontos.
Aurora Moscatel – Floral sutil no nariz como água de rosas e bem fresco. Na boca consegue equilibrar bem os níveis de açúcar com boa acidez que o faz muito prazeroso de tomar, cremoso, boa espuma e uma perlage bem adequada ao perfil, mesmo que não muito longa. Nota média obtida, 82,75 pontos.
Fontanafredda Asti – diferente e, apesar de essa não ser a opinião da maioria da banca, o vinho não me pareceu bem. Faltou tipicidade e acidez, aromas de resina, borracha, com algum floral sutil e, talvez, um toque de mel. Na boca abacaxi maduro, doce com perlage de boa intensidade. Nota média obtida 82,25 pontos.
Amadeu Moscatel – erva cidreira, flor de laranjeira numa paleta olfativa muito agradável. Na boca muita fruta tropical fresca, muito bom equilíbrio, perlage abundante de tamanho e persistência médias, delicado, fino, talvez o mais citrico de todos os rótulos participantes e muito apetecível formando um conjunto bastante harmônico e fácil de gostar. Obteve a média de 84 pontos.
Marco Luigi Moscatel – Aromas delicados e finos, floral lembrando água de rosas e flores brancas. Entrada de boca vibrante e de grande impacto com uma perlage bastante fina de boa intensidade e boa persistência. Espuma adequada formando um delicado colar na taça, cremoso, algo de damasco na boca, muito equilíbrio entre a doçura e acidez que o torna muito agradável de tomar formando um conjunto harmônico com um saboroso final de boca. Não o reconheci, mas foi minha maior pontuação confirmando minha preferência pessoal só que, agora, ás cegas. Média de 86,08 pontos obtidos.
Don Giovanni Moscatel – Paleta olfativa de média intensidade com nuances florais e frutas tropicais com toques de mel. Perlage de média a boa intensidade, borbulhas de tamanho médio e algo curto. Na boca mostra-se discreto, delicado, pêssego em calda, fresco, final de boca com um leve amargor que persiste. Alcançou uma média de 83,50 pontos.
Terranova Moscatel – já se houve melhor na minha taça. No olftato apresentou-se algo vegetal com forte presença de ervas caseiras. Perlage bastante homogênea e de boa persistência, gostoso, fresco, correto com maior concentração de doçura. Ligeiro, sem defeitos mas também sem qualidades que o destaquem. Obteve a média de 79,17 pontos.
Cave Antiga – pêra em calda, maracujá doce com nuances florais de boa presença e intensidade. Boa perlage, borbulhas finas e abundantes com boa persistência. Na boca mostra um conjunto bastante equilibrado, delicado e saboroso fácil de gostar e apetecível. Obteve a nota média de 83,83 pontos.
Garibaldi Moscatel – Muito atrativo ao olfato com bastante frescor e algo de frutas brancas como melão maduro. Ótima espuma formando um colar que permaneceu por bastante tempo, cremoso, fino e delicado com ótima acidez que se contrapõe muito bem ao residual de açucar presente. Perlage abundante e um final de boca longo e muito fresco que convida á próxima taça. Obteve a média de 86,58 pontos.
Valduga Premium Moscatel – um vinho que aguardava com ansiedade pois dizem ser muito agradável e equilibrado. Lamentavelmente se encontrava prejudicado e não obteve nota.
O grande campeão da noite que foi apontado como Melhor Vinho, Melhor Relação Custo x Beneficio e Melhor Compra, levando a tríplice coroa foi o GARIBALDI MOSCATEL.
O Melhor Vinho da noite e completando o pódio; Marco Luigi em segundo lugar, Amadeu em terceiro, Don Giovanni em quarto e Cave Antiga em quinto lugar.
Abaixo os melhores de cada degustador:
Alexandre Frias – Garibaldi / Fontanafredda / Perini
Eliza Leão – Garibaldi / Aurora / Don Giovanni
Ralph Schaffa – Vallontano / Marco Luigi / Aurora
Álvaro Galvão – Garibaldi / Aurora / Marco Luigi
Fabio Gimenes – Cave Antiga / Marco Luigi / Garibaldi
Beto Duarte – Marco Luigi / Amadeu / Don Giovanni
José Roberto – Garibaldi / Marco Luigi / Cave Antiga
João Filipe – Marco Luigi / Amadeu / Garibaldi.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...