sábado, novembro 14, 2009

Parker Falou No Rioja Wine Future!

O Wine Future Rioja reúne os maiores nomes do mundo do vinho em Logroño, na Espanha. Antes de provar os vinhos elaborados com a variedade Garnacha, Parker foi a estrela do congresso que debateu a atual conjuntura e o futuro do setor. Disse: "Os vinhos de baixa qualidade são um bom ponto de partida para os jovens. Gostando destes vinhos, podem sair daí para outros de melhor qualidade, provarão um dia um Rioja ou Jumilla. A aventura amorosa com o vinho começa aí".
Falou também da especulação no setor: "As vezes utilizam minha pontuações para os piores fins".
Falou também sobre a onda puritana que pode derrubar o consumo de vinhos na Europa, com campanhas exageradas contra bebidas alcoólicas: "como em dois países com culturas tão fortes de vinhos e vinhedos como França e Espanha seus governos são mais 'puritanos' que o meu (Estados Unidos)". "Tudo que aprendi sobre o vinho foi na Europa e isso é uma tragédia».
Um dos temas debatidos foi a necessidade de fazer chegar a mensagem do vinho de forma menos séria e menos snobe, para chegar aos mais jovens. Concordo totalmente com este último ponto. Popularizar o vinho é o melhor caminho para o mercado. O vinho passou milênios sendo a bebida do povo. Querem de qualquer forma transformá-la em bebida de ricos. Existem vinhos de todos os preços e com o aumento do consumo os preços seriam mais baixos.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...