terça-feira, junho 04, 2013

Interfood Todovino no Encontro de Vinhos Campinas



Uma das principais importadoras do Brasil, com 25 anos de história na importação de vinhos e alimentos, com um canal de venda direta para o consumidor (www.todovino.com.br) e um catálogo que abrange as principais regiões vinícolas do mundo também confirmou presença no Encontro de Vinhos Campinas.
Dia 29 de junho, das 14 às 22 horas, no Tenis Clube de Campinas - Rua Coronel Quirino, 1346 - Cambuí.
www.tcc.com.br
Ingressos mais baratos (50 reais) pelo site:
www.encontrodevinhos.com.br/venda-de-ingressos/
Ingressos no dia da feira: 60 reais.
Sócios da ABS: 30 reais (também à venda pelo site)
www.encontrodevinhos.com.br

Tudo sobre as regiões francesas - Jura - Parte 10 - AOC l'Étoile




A AOC L’Étoile cobre 60 hectares, principalmente em torno da comuna de  L’Étoile, e uma parte das comunas de Plainoiseau, Quintigny, Saint-Didier e Ruffey-sur-Seille. 
O belo nome da comuna e da AOC teria 2 motivos: os 5 montes que cercam a vila como se fosse uma estrela, e os es 5 monts qui l’entourent comme les branches d’une étoile, e o solo, com fósseis de estrelas do mar muito comuns nos solos de marga, argila e calcáreo.
O clima é semi-continental, no caso da AOC com um microclima que protege os vinhedos das tempestades da primavera e do verão.
A variedade principal, que ocupa 90% do território, é a Chardonnay, chamada na região de Gamay Blanc.
Em vários cortes é acompanhado da Savagnin e em menor proporção pela Poulsard, principalmente para a elaboração dos Vins de Paille. 
Os vinhedos de L’Étoile produz 2 680 hectolitros de vinho por ano,  somente de vinhos Brancos secos, Jaunes (com a Savagnin), de Paille ou ainda os Mousseux com segunda fermentação em garrafa, aí com o nome AOC L'Etoile Mousseux.
A AOC L’Étoile oferece vinhos muito interessantes, finos e elegantes, entre os melhores do Jura.
Os Brancos secos são suaves na boca e com pouca acidez.
No nariz são bastante aromáticos com notas de pedra de isqueiro, nozes e avelãs.
Os Vins Jaunes apresentam notas de mel e de marmelo e os Vins de Paille, são bem característicos no terroir de L'Etoile com aromas de frutas exóticas, figo e geleia de abricó.

O Vinho e a Pintura - Niko Pirosmani - 2


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...