terça-feira, janeiro 22, 2013

Agora você pode comprar ingresso para qualquer Encontro de Vinhos pelo Pague Seguro


Basta entrar no site, clicar no link venda de ingressos e ver além dos pontos de venda o link do Pague Seguro com a possibilidade de pagar parcelado no cartão.
http://www.encontrodevinhos.com.br/venda-de-ingressos/

Dá pra pisar uvas e participar da Vindima na Pizzato



Quanta gente tem essa vontade e vive perguntando onde é possível colher, pisar nas uvas, enfim, ver como funciona essa etapa tão romântica da produção de vinhos.
A Pizzato oferece uma programação bem interessante que além das explicações gerais sobre a produção do vinho, deixa o visitante participar da parte prática como a colheita das uvas e a pisa.
Essa brincadeira dura 2 horas, vai de terça a Quinta até 10 de Março e custa 50 reais por pessoa com direito a degustação e queijos.
Sextas, Sábados e Domingos, tem harmonização de queijos com vinhos da Pizzato por 48 reais.
E nos dias 9, 10 e 16 de Fevereiro e 2 de Março, eles oferecem o Entardecer nos Vinhedos.
Inclui uma breve explicação do processo de vinificação e cultivo com o patriarca da familia, pisa de uvas e termina com um fantástico jantar harmonizado.
Tudo isso por 180 reais por pessoa.
Informações na própria Pizzato:

Série Mapas Vinícolas da Itália - Friuli Venezia Giulia

A história da Syrah



A variedade emblemática do norte do vale do Rhône, é também a variedade principal da Austrália (onde é chamada de Shiraz), e muito cultivada nos Estados Unidos, Argentina e Chile.
Nomes como sira, sirah, petite sirah, syrac ou sirac, também são usados. Le Damas Noir em Puy de Dôme e Le Candive, também são nomes que se referem a Syrah. Chega a incríveis 70 nomes diferentes.
São várias hipóteses sobre a origem do nome.
Alguns dizem que ela veio de Siracusa, na Sicilia, outros que é uma variedade originária da Síria, ou da cidade de Chiraz, no Irã.
Mas não existe nenhuma descoberta arqueológica de vinhedos de Syrah nessas regiões. Nem clones híbridos, etc...
Por isso, é na França que a possibilidade da origem é baseada em provas.
É lá que ela doina uma região inteira.
Se pesquisarmos os idiomas celtas, vamos encontrar a palavra "ser", designando uma montanha ou uma colina.
Dai pode ter vindo o nome a a origem exata da Syrah: A variedade nasceu nas colinas que acompanham o curso do rio Rhône, na região que vai de Vienne a Valence, depois de um cruzamento entre a dureza e a mondeuse blanche.
No começo foi chamada de serine antes de ser transformada em syrah.
Um mistério com  várias versões que mesmo que pareça resolvido, nada vai mudar as outras versoes, nem no Irã, nem em Siracusa.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...