quarta-feira, março 04, 2009

Pregaram uma Peça nos Jurados! Fantástico!

Um pesquisador americano não entendia como as notas eram dadas aos vinhos com tamanha precisão, separadas por centésimos. Assunto que é discutido em todas as conversas sobre a bebida. Robert Hodgson aprontou uma armadilha fantástica, protegido em nome da ciência.
Para provar sua tese de que os concursos e degustações são falhos, ele usou a California State fair, o concurso de vinhos mais antigo dos Estados Unidos para colocar o mesmo vinho por três vezes na mesma degustação às cegas. O resultado foi esmagador entre os cerca de 70 profissionais (produtores, negociantes, críticos, professores de enologia e de viticultores) . Apenas 10% dos jurados deram notas iguais para os mesmos vinhos (o que pode ser perfeitamente uma coincidência) os outros 90% deram notas diferentes para cada amostra. Para piorar, 10% dos jurados deram a medalha de ouro para o mesmo vinho que na mesma degustação avaliaram como medíocre. A verdade é que todos nós sabemos distinguir o bom do ruim, todos sentimos as sensações e percebemos aromas. Basta tentar, conhecer os aromas e provar vinhos de todos os lugares, todas as uvas e de todos os tipos. O vinho é uma bebida riquíssima, não se acanhe e não perca a oportunidade de provar e dar sempre a sua opinião, quem não concordar que discorde. Viva o vinho!

Vinho Magazine

Muito boa a edição 81 da Vinho Magazine. Na capa está Ângelo Salton. O editorial de Eduardo Viotti falando do amigo que morreu é emocionante. Muito boa também a reportagem sobre o Chile e as degustações de 73 espumantes e 23 vinhos fortificados. Só degustações às cegas, como é de praxe na revista.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...