domingo, dezembro 14, 2008

Ótimos vinhos para ocasiões Especiais - Château Pape Clément 1996 - Grand Cru Classé de Graves


O Château tem sete séculos de história, e sabe porque este nome? é por causa do mais ilustre proprietário, o Papa Clemente V. Isso mesmo, em 1305, o Papa Clemente, substituiu o Papa Bento XI. O nome dele era Bertrand de Goth. Foi ele, com o apoio de Phileppe Le Bel, que decidiu instalar a sede da igreja em Avignon rompendo com Roma. Foi o primeiro vinhedo plantado alinhado para facilitar a colheita. O Château passou por vários proprietários e hoje está nas mãos competentes de Bernard Magrez e Léo Montagne.
Vinho excepcional! A cor rubi tem reflexos de tijolo. No nariz já se sente a elegância de um Grand Cru Classé, inconfundível. Muita classe, complexidade aromática e estrutura. Logo na primeira impressão, sem mexer o copo, frutas. Principalmente cassis, amora e cereja. Uma mexida no copo e... Aromas de ervas, tabaco e couro. Na boca um pouco de chocolate e torrefação. Os taninos estão redondos, o final é longo e agradável. Feito com 60% de Cabernet Sauvignon e 40% de Merlot. Tem 13% de álcool. Já está pronto, mas tem alguns anos pela frente. É um grande vinho, para ocasiões especiais! O 2005 recebeu este ano 98 pontos de Robert Parker.

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...