quinta-feira, novembro 10, 2016

A possibilidade de uma mudança nas normas da AOC Pomerol está causando polêmica.
















Produtores que possuem vinícolas no Pomerol tentam exigir que outros donos de vinhedos vinifiquem os vinhos dentro da AOC.
Imagina uma Appellation de apenas 785 hectares, com um terroir único e valorizadíssimo, torcar espaço de vinhedos por uma construção de uma vinícola?
Por isso, grande parte dos produtores de Pomerol, tem as vinícolas em AOCs vizinhas, no limite da cidade, onde o terroir não é tão valorizado.
Da mesma forma, produtores que há muito tempo possuem sua vinícola no Pomerol, também vinificam vinhos de AOCs vizinhas, como Saint-Émilion, Lalande Pomerol...
Uma discussão antiga, que deve ser definida somente lá pelos anos 2020/2021, quer que uma lei proíba que um vinho do Pomerol seja vinificado em outra AOC, mesmo que ela esteja ao lado do limite da Appellation.
Uma estratégia de quem já possui a vinícola no Pomerol e que pretende eliminar concorrentes e obrigá-los a vender seus vinhedos.
Jean-Louis Trocard, que foi por duas vezes presidente do Conselho Interprofissional de vinhos de Bordeaux, deu sua opinião.
Assista:




Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...