sábado, março 26, 2016

O Toques et Clochers, a festa mais fantástica reunindo vinho, gastronomia e finalidade nobre começou hoje






A finalidade sempre é restaurar uma torre de igreja medieval da região (clocher) os meios são os vinhos (ainda em barricas) e um jantar comandado por um chef estrelado do Guia Michelin.
São dois dias: 26 e 27.
Acontece em Limoux, nas caves de Sieur d'Arques, o grande pioneiro dos vinhos espumantes.
A torre a ser restaurada, é a da Igreja de Pomas.
É a décima terceira edição.
O leilão deve arrecadar 445 800 euros, dos quais 41 mil vão para a restauração da torre.
Os dois anos anteriores tiveram uma baixa nos preços dos vinhos (todos Chardonnay), este ano veio a recuperação com o preço médio da barrica passando de 4100 euros para 4500.
Hoje é festa na cidade de Pomas, e amanhã começa com leilão, almoço e depois o jantar de gala que este ano será comandado pelo chef 3 estrelas Arnaud Donckele, do restaurante La Vague d'or, de Saint-Tropez.
A primeira edição da festa aconteceu em 1990, com o chef Pierre Troisgros (pai do Claude), como embaixador da gastronomia.
Eu tive o prazer inesquecível de participar de uma edição de 2012 que tiveram os chefs Claude Troisgros, Roland Villard (franceses radicados no Brasil) e Roberta Sudbrack (brasileira).
Veja como foi:


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...