sexta-feira, fevereiro 05, 2016

A Assessoria de Imprensa da Expovinis anuncia a nova data do evento, conforme adiantou o papodevinho. Será paralelo à Fispal... Segue a nota da assessoria CH2A





ExpoVinis Brasil 2016 anuncia nova data: 14 a 16 de junho
Nova data busca adequação ao mercado * Setor se ajusta às novas taxações sobre
o vinho e e-commerce * Evento acontece em paralelo à Fispal Food Service
O maior evento de vinhos da América Latina chega à sua 20ª edição e, para comemorar em grande estilo, anuncia nova data e local em 2016: este ano, o ExpoVinis Brasil acontecerá entre os dias 14 e 16 de junho, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo (SP).
A adequação a um período que deve ser mais positivo para o vinho motivou a mudança de data, anteriormente anunciada para abril. “Novas regras de taxação estão sendo absorvidas pelo segmento, o que fez de abril um período ainda de instabilidade, e de junho um mês favorável, pois o mercado e os consumidores estarão mais adaptados às mudanças. Além disso, não há eventos internacionais de vinhos realizados nessa época, o que é bem atrativo, pois impulsiona a presença de produtores e compradores estrangeiros”, explica Clélia Iwaki, diretora do evento, que é organizado pela Informa Exhibitions, líder na realização de feiras para o setor de alimentos e bebidas.
A nova data também deve, em breve, se tornar significativa para o setor, pois está em aprovação o projeto de lei que institui o primeiro domingo de junho como o Dia do Vinho.
"O ExpoVinis continua sendo a mais importante feira de vinhos da América Latina. Importantíssima para o amadurecimento e crescimento do mercado de vinhos no Brasil. A mudança de data é bastante positiva, principalmente por não coincidir com a vindima dos grandes países produtores, o que possibilita a vinda desses produtores e seus enólogos. Além disso, será como um cartão de boas-vindas ao inverno brasileiro, época do ano em que a venda de vinhos é maior. Isso, sem dúvida, vai ajudar o consumidor em suas escolhas", resume Ricardo Castilho, editor da Prazeres da Mesa, revista oficial do evento.
ICMS e e-commerce
Entre as motivações da organização do evento, estão novas taxações que passaram a valer entre o final de 2015 e o começo de 2016. Em dezembro, foi sancionada uma lei que aumenta a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bebidas quentes, que é o caso do vinho. Com a mudança, o IPI cobrado passou a ser calculado com uma alíquota sobre o preço de cada produto. Antes, era cobrada uma taxa fixa por determinada quantidade produzida de um tipo de bebida, independentemente do seu valor. Até dezembro de 2015, para uma garrafa de 750ml de vinho, por exemplo, a taxa era de R$ 0,73. Agora, o imposto será de 10% do preço.
Em relação ao e-commerce, desde 1° de janeiro os impostos estaduais das mercadorias compradas pela internet estão sendo repartidos entre os estados de origem e de destino do produto. Até então, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ficava integralmente com o estado de origem da loja virtual. Agora, uma loja online de São Paulo que vende um vinho para um consumidor do Pernambuco, por exemplo, precisa dividir a arrecadação do imposto com o estado que recebe a mercadoria.
“Nosso objetivo é realizar medidas estratégicas que contribuam para a evolução da feira e do mercado que, apesar do cenário econômico, apresenta crescimento”, enfatiza Clélia. É o que apontam os dados mais recentes do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Em 2015, de janeiro a novembro, o aumento em relação ao ano anterior foi de 4,1% para vinhos finos e 16,5% para espumantes, categoria que detém cerca de 80% de participação no mercado interno. No caso dos vinhos importados, o Chile, que lidera o ranking com quase 50%, apresentou crescimento de 1,42% nas importações em novembro de 2015, em comparação com o mesmo mês em 2014 - os números são da União Brasileira de Viticultura.
“Somado aos bons resultados do setor, temos o contínuo crescimento do mercado de food service e sua procura por vinhos, o que reforça o contexto positivo em que o ExpoVinis Brasil acontece, uma vez que que será realizado em paralelo à Fispal Food Service, principal encontro do mercado de produtos e serviços para alimentação fora do lar, e que atrai inúmeros restaurantes e bares ávidos por novidades a serem inseridas em suas cartas de vinhos”, finaliza Clélia.
A feira mantém suas atividades paralelas, como degustações temáticas e atividades ligadas à profissionalização e fortalecimento do mercado brasileiro como um todo, com discussões de temas relativos a e-commerce, tributação e marketing, e conteúdos focados em soluções para os negócios, ministrados por grandes nomes do setor. 2016 também é o ano que marca os dez anos do TOP TEN, concurso que elege os dez melhores vinhos do evento.
“A mudança da data é um reflexo das mudanças pelas quais passou o setor. É uma atualização do evento, trazendo-o a um período e um contexto bastante promissores. A concomitância com uma feira como a Fispal Food Service é extremamente positiva, pois leva o ExpoVinis para conhecimento de profissionais já envolvidos na cadeia de alimentos e bebidas, ampliando, assim, os intercâmbios que a feira promove. Ações estratégicas como essa demonstram a preocupação da organização do evento com o crescimento do segmento e reforçam a importância da feira no calendário do setor”, resume o consultor do ExpoVinis, Jorge Lucki, único membro brasileiro da reconhecida Academie Internationale du Vin e um dos mais respeitados nomes do mundo do vinho.
Simultaneamente ao ExpoVinis Brasil, acontecem, além da Fispal Food Service, a Fispal Café e a Fispal Sorvetes, todas no Expo Center Norte. O objetivo é que o ExpoVinis, acontecendo na nova data, complemente o calendário de feiras voltadas à cadeia produtiva de alimentos e bebidas, que acontecem na segunda semana de junho.
SERVIÇO
ExpoVinis Brasil 2016 | 20º Salão Internacional do Vinho
14 a 16 de junho
Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo – Vila Guilherme – São Paulo
Informações, credenciamento visitantes e novidades:www.expovinis.com.br
Facebook: ExpoVinis Brasil | Twitter: @expovinis | Instagram: @expovinisbrasil
E-mail: visitante.fev@informa.com | Telefone: (11) 3598-7800

Bodega Emiliana é eleita a bodega orgânica do ano no Chile pela Wines of Chile




Com vinhedos cultivados com os princípios da agricultura biodinâmica, a emiliana tem 800 hectares orgânicos certificados, mas melhores regiões vinícolas do Chile.
A bodega Emiliana é um dos destaques do documentário: Chile - Terroir, Personagens, Histórias, Vinhos...
Conferi de perto o trabalho sustentável e apaixonante da vinícola.
Veja os dois capítulos gravados na Emiliana:







Os vinhos da Bodega Emiliana são importados para o Brasil pela La Pastina www.lapastina.com

Vem aí o Encontro de Vinhos!!! 3 de março no Rio de Janeiro e 2 de Abril em São Paulo




Esse ano tem novidades nas duas feiras.
No Rio de Janeiro teremos um espaço com queijos brasileiros: Canastra, Serro, Salitre, Alagoa e os queijos europeus produzidos no Brasil pela Serra das Antas.
Em São Paulo, Arianna Greco, a italiana que pinta com vinhos, além de mostrar sua obra feita especialmente para o evento, se apresenta pintando ao vivo com algum vinho da feira.
Dia 3 de Março - Rio de Janeiro - Hotel Windsor Guanabara - das 14 às 22 horas.
Dia 2 de Abril - São Paulo - Casa da Fazenda morumbi - das 14 às 22 horas.
Ingressos com desconto à venda no site do Encontro de Vinhos:
http://www.encontrodevinhos.com.br/encontros/rio-de-janeiro/marco-de-2016/

Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...