sábado, dezembro 26, 2015

O Vinho e a Arte - Fotografia - Alina Ianco - 8



Histórias de borbulhas... Limoux Méthode Ancestrale - O primeiro espumante?



O método ancestral pode ter sido o primeiro a tornar os vinhos espumantes.
Os vinhos são elaborados com a variedade Mauzac, que é colhida e o suco fermentado até a obtenção de 5/6º de álcool. O vinho é engarrafado sempre no mês de Março, durante a lua minguante.
O vinho faz a segunda fermentação espontânea e chega a 6/7º de álcool.
No passado o método era chamado Limouxine.
Essa história teria começado em 1531, com os monges da abadia beneditina de Sante-Hilaire, perto de Limoux, no Languedoc-Roussillon.
A história foi defendida na tese de doutorado intitulada: "La Blanquette de Limoux" , por Henri Guilhem, em 1928, numa conferencia na União dos Sommeliers de Paris.
Ele se baseou na história de Semichon que mencionou o ano de 1531 e os monges de Saint-Hilaire, para a produção da Blanquette de Limoux.
Mas a história esbarrou numa prova concreta para ser aceita por todos.
Apesar de diversas pesquisas, não houve documentação suficiente para provar o fato.
Mesmo assim, os documentos encontrados de 1544, indicam que a Blanquette foi fornecida ao Sieur d'Arques (senhor da região, que segundo a história da Blanquette, comemorava suas vitórias com o espumante de Limoux).
O texto diz que no dia 25 de Outubro daquele ano (1544) Sieur d'Arques recebeu de Bertrand Pellet, uma certa quantidade de Clairet e de Blanquette.
Essa seria a prova incontestável para Henri Guilhem, para a existência do espumante em 1544.
O texto também falava em frascos, como um recipiente diferente dos vinhos tranquilos, para suportar a pressão do gás carbônico.
Por outro lado, Benoît Musset, mestre de conferências em história moderna da Universidade do Maine, em Le Mans, acredita que o termo Blanquette, no texto, se refere à variedade e não ao vinho espumante.
Dando meu palpite, acho pouco provável o pedido por nome de variedade (a Mauzac também é chamada de Blanquette), algo que não é natural no velho mundo.
O historiador Gilbert Largu, escreveu no livro: "Le bon vin no Languedoc (para a universidade da vinha e do vinho), que somos incapázes de dizer a data inicial da criação da Blanquette.
Entre uma pesquisa e outra, os historiadores discordam sobre a data da criação do primeiro espumante.
O mesmo documento de 1544 foi citado em 2013, para afirmar que a Blanquette como é hoje (espumante), teria mesmo sido criada em 1544.
No ano de 2009 foi adotado o nome Appellation Limoux Méthode Ancestrale.



Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...