sexta-feira, outubro 09, 2015

Números impressionantes do bordalês Mouton Cadet. Quem revelou foi o enólogo Riffaud Emmanuel


Conversei com o enólogo Riffaud Emmanuel, da Baron Philippe de Rotschild, para descobrir os números fantásticos que esse vinho apresenta.
Talvez o que mais me impressionou é que o vinho Mouton Cadet, é a marca mais vendida de Bordeaux, chegando ao absurdo de representar uma em cada duas garrafas de Bordeaux (entre marcas) abertas no mundo.
Está em nada menos que 165 países, tem 8 enólogos que acompanham o trabalho dos viticultores que fornecem (vendem) as uvas.
São produzidas 12 milhões de garrafas e a marca ja completou 80 anos.
E quem garante o vinho, é o consumidor francês, já que o vinho é o mais vendido na França e não é dos mais baratos não. Chega a custar 8,9 Euros no ponto de venda.
Riffaud me contou, que a marca estava envelhecida, e uma mudança de rótulo e festas para jovens mudou a história como que instantaneamente.


Provei o Sauternes da marca e comprovei que a grandeza de uma marca, que muitas vezes é relacionada a descuido e perda de qualidade, pode significar produtos muito bons com preços mais competitivos.
O Mouton Cadet Sauternes Reserve 2011 tinha notas de damasco seco, mel, casca de laranja, flores brancas, abacaxi em calda.
Na boca mostra excelente acidez, e doçura na medida certa.
Final longo.
Nota: 91/100
Custa cerca de 130 reais (garrafa de 750ml), o que é muito bom para um Sauternes.
Relação preço/qualidade: 4/5


O Mouton Cadet Sauvignon Blanc 2014, é um branco mais simples, para aperitivo ou acompanhando alguns pratos de frutos do mar.
No nariz boa intensidade aromática (média+), notas florais, maracujá, ervas aromáticas e aspargos.
Na boca seco, tem corpo ligeiro, é bastante fresco, bem equilibrado, e persistência média.
Nota: 87/100
Preço: cerca de 90 Reais.
Relação preço/qualidade: 2,5/5





Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...