quinta-feira, janeiro 29, 2015

Na França o bag in box é vencedor! Por Bruno Airaghi


Na Itália não emplacou, porém na França não para de crescer: é o Bag in Box.
Um formato que surgiu para reduzir os custos do engarrafamento seja para o consumidor,
seja para o meio ambiente, que em 2014 representou 34,4% de todo o vinho vendido
nos supermercados franceses (em 2010 a participação não passava dos 10%).
Um sucesso também atribuído ao circuito HoReCa, sucesso já concreto nos países do
Norte europeu, agora é a França que o promoverá no “Concours International Wine in Box”, que vai eleger os melhores “wine in Box “ do mundo.
Por aqui tentativas foram feitas e algumas ainda resistem, contudo a cultura do vinho em fase de consolidação não admite tal formato, que na pratica muito ajudaria o mercado a elevar e democratizar o consumo, visto que as coisas no atual cenário nos levam a rever as contas diariamente e priorizar a listinha de compras. Vamos nos educar ao vinho em taça via Bag in Box, a preço razoável! 
Estamos todos de acordo?

Maitia 2013 - Valle del Maule - Chile




O nome vem da língua basca e significa bem amada.
O vinho se não for amado, pelo menos será muito querido.
Só foram produzidas 5 mil garrafas.
No corte, Carignan, País e Cabernet Franc.
Tem 11,9% de álcool, o que mostra que não faz falta nenhuma aquelas bombas alcoólicas, mas claro que isso muitas vezes não depende da vontade do enólogo.
No nariz notas de framboesa, cereja, um toque de ervas aromáticas e pimenta.
Na boca o vinho é pura fruta vermelha.
corpo médio, excelente acidez e taninos finos, granulados, que valorizam o vinho.
Final longo e fresco.
Não tem importador no Brasil.
Nota: 91/100



No contra rótulo a frase: "El propone y ella dispone"


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...