domingo, junho 15, 2014

Veja que maravilha de documentário dirigido pela Graça Castanheira a pedido da Quinta dos Murças (Douro - Portugal).

Cientistas australianos fazem roupa com vinho tinto.


Uma equipe da Universidade da Austrália Ocidental adicionou uma bactéria ao vinho tinto e conseguiu criar um tecido parecido com o algodão, que pode ser usado para fazer roupas.
Embora ainda em estágios iniciais de desenvolvimento, esta técnica de confecção de roupas de vinho poderia um dia virar moda.



O principal pesquisador Gary Cass disse: Ainda assim, a tecnologia está longe de ser perfeita, e provavelmente haverá um longo tempo antes que as pessoas possam vestir roupas feitas de Pinot Noir ou Merlot.
O processo de criação de tecido de vinho começa pela adição de uma bactéria chamada Acetobacter aos lotes de vinho tinto, para convertê-lo em vinagre. Forma-se uma camada (como se fosse uma nata) sobre a superfície do vinho, no processo, que é colhida e seca sobre um manequim inflável para obter a forma desejada.



Depois que secou, o manequim é esvaziado, mas o tecido mantém a sua forma. Parece muito simples, até agora, mas há uma grande desvantagem para este vestuário por vinho. Quando seca, o tecido torna-se tão frágil como papel de seda e as roupas precisam ser mantidas úmidas durante os uso.



Isso não vai ser um problema em dias quentes de verão, mas durante o inverno...
Os cientistas por trás do projeto esperam juntar-se com outros especialistas, a fim de tornar seu tecido vinho tinto mais resistente.


Fonte: http://www.odditycentral.com/news/dresses-made-from-red-wine-probably-look-better-with-time.html

O vinho e a Pintura - Donough O'Malley - Série: Degustação às Cegas - 2


Carta Aberta da Vinícola Aurora

Carta aberta da Vinícola Aurora à sociedade brasileira   No início do século passado, algumas famílias italianas cruzaram o Atlântico à pr...